Importante o projeto de lei aprovado pelos vereadores de Porto Alegre, que deveria ser seguido por todas as Câmaras de Vereadores do RS. Como se aproxima a “semana Nacional do Trânsito”, de 18 a 26 de Setembro, os vereadores resolveram aprovar um projeto que estabelece a obrigatoriedade da “rede pública Municipal de ensino” elaborar projetos de educação para o trânsito nas escolas municipais, durante a semana do trânsito. Esta decisão, é uma ideia e tanto, que a comunidade aprova. Evidente que as atividades de conscientização para o trânsito deverão ser adaptadas a cada série dos estudantes.
A Semana Nacional do Trânsito é um movimento criado pela Organização das Nações Unidas e pela Organização Mundial da Saúde, em um pacto firmado entre 172 países, entre eles o Brasil, com a finalidade de chamar a atenção para a grave situação dos acidentes de trânsito com mortes no mundo.
Todos os anos, as autoridades de trânsito, em especial, os órgãos de fiscalização apresentam os modelos de campanhas educativas para o trânsito. As escolas participam e nas localidades onde existem os pelotões mirins, também saem às ruas para a entrega de material educativo aos condutores de veículos.
O CONTRAN, desde o ano passado, já havia definido o tema da Semana Nacional do Trânsito, referido Conselho é quem ele o tema de educação em cada ano. Em 2023, o tema é “No Trânsito, escolha a vida”, é realmente um tema bem sugestivo que espera contar com a participação de todos, em especial as Escolas, Centros de Formação de Condutores, órgãos de trânsito, a imprensa e toda a sociedade civil.
Não é de hoje que os especialistas em legislação de trânsito, defendem que os estabelecimentos de ensino, inclusive as universidades, devem ter em seus currículos as disciplinas referentes às normas de trânsito. O Brasil enfrenta esta “Epidemia Nacional”, que é a mortandade no trânsito. Se não fosse a aprovação no Congresso Nacional da chamada “lei seca” a situação seria desesperadora e a mortandade seria muito maior do que presenciamos diariamente nas nossas rodovias. O Brasil, não sai da desconfortável 5ª posição mundial em acidentes de trânsito com mortes, não podemos aceitar isso, como sendo algo normal, a Sociedade em geral precisa reagir e participar dessas campanhas educativas. No Brasil, morrem mais nos acidentes de trânsito, do que nas grandes guerras pelo mundo, precisamos mudar esta estatística muito triste.
2,467 Visualizações, 2 Hoje