Cozinha Comunitária

Colunistas Geral

A Secretaria de Educação vai tirar o papel uma baita ideia da Prefeitura: unificar as cozinhas das escolas para reduzir custos na elaboração das merendas. Foi detectado que o modelo atual, cada escola fazendo por conta seus alimentos, o desperdício é maior, e o gasto com pessoal também. Do jeito pensado pela secretária de Educação Márcia Aires, os alimentos serão preparados na cozinha comunitária localizada na antiga Escola Machado de Assis, onde também funcionará uma agroindústria com apoio do Poder Público. Dali, as merendas serão distribuídas nas escolas.

Aumento da Parceria
Com a agroindústria pertinho da cozinha comunitária que fica responsável pelas merendas dos alunos sepeenses, a expectativa da Prefeitura é que a parceria com os produtores rurais seja mais intenso. O projeto tende a ser transversal, pois envolve agricultura familiar, Secretaria de Educação, Secretaria da Infraestrutura e Escritório de Desenvolvimento.

Vereador e Secretário Ad Hoc
O vereador Rodrigo Ferreira, do PSB, é uma espécie de diretor Ad Hoc do Escritório da Cidadania. Isso porque a interação entre ele e o diretor Márcio Costa é perfeita. Rodrigo, que é gaiteiro, toca de ouvido as pautas da assistência social, e estabeleceu ótimos vínculos políticos com outras esferas de governo, bem além de seu partido. Ainda, é referido em Porto Alegre como um expoente do PSB do interior, já que os socialistas são mais fortes nas regiões metropolitanas.

Centro de Atendimento à Mulher
Demanda antiga da comunidade, o projeto para construção de um centro de referência exclusivo para atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica está cada vez mais próximo de sair do papel. Nesta semana, o diretor do Escritório da Cidadania, Márcio Costa, a diretora do CRAS e CREAS, Michele Trindade e o vereador Rodrigo Ferreira, do PSB visitaram o Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Porto Alegre. Nos próximos dias algumas legislações serão encaminhadas à Câmara de Vereadores para regulamentar questões pertinentes ao serviço.

Cara Nova
O Centro de Convivência do Bairro Lôndero e do Complexo do Clube de Mães do Bairro Pontes estão de cara nova, com intervenções em grafite. A baita ideia de integrar arte e manifestações culturais para o embelezamento dos espaços públicos é do vice-prefeito Fernando Vasconcellos, e já virou pauta preferencial em todos os projetos da Prefeitura.

Mais Espaço
Vem ai a primeira reforma ministerial que irá vai ampliar a base do Governo Lula, abraçando o PP e o Republicanos. Lula começou o terceiro mandato com 37 ministros, assim como Dilma. Entretanto, Dilma criou a Secretaria de Aviação Civil, passando a 38, apenas três meses após o início do mandato. O 38º de Lula deve se chamar Ministério da Micro e Pequena Empresa, que ficará com algum deputado federal do PP.

Inovação
O diretor Lucas Cirolini, vinculado à Fundação Afif Jorge Simões Filho, está trabalhando em projetos transversais em que participam também os técnicos do Escritório de Desenvolvimento. Em 2023, a principal pauta de Cirolini é colocar São Sepé no mapa dos projetos de inovação do Rio Grande do Sul. Ele e o diretor do Escritório, Onéssimo Curto, preparam pautas que atraem recursos do Governo do Estado e mobilizam os empresários locais.

Obra Retomada
Depois de ficar parada muito tempo, a obra do Ginásio Poliesportivo, do Loteamento Jardim Vitória, voltou a ser construída. A execução dos serviços iniciou em abril de 2018, mas não foi finalizada. Em abril deste ano, o Secretário da Infraestrutura Leopoldo Farias assinou ordem para reinício dos serviços. Conforme balanço feito pelo setor técnico, a obra já está com 65% da primeira fase concluída.

 1,776 Visualizações,  5 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *