Para não esquecer I

Colunistas Geral

Vacina contra o facismo é a memória. Por isso, a Prefeitura de São Sepé e a Câmara de Vereadores de Porto Alegre estão organizando uma série de eventos para lembrar os 50 anos de execução do sepeense Cilon Cunha Brum. Esta semana, em Porto Alegre, o prefeito João Luiz Vargas acompanhou a sessão solene lembrando a data, ao lado do irmão de Cilon, Lino Brum. Dia 9, na praça do Bairro Lôndero, que leva o nome de Cilon Cunha Brum, a homenagem será em São Sepé. Entre as atividades, está uma visita ao cemitério municipal, no jazigo que espera o corpo de Cilon desde 1974. Depois, uma palestra sobre a história da Ditadura Militar na Fundação Afif Jorge Simões Filho. Por último, um ato junto à praça.

Para não esquecer II
Entre as figuras políticas estaduais que estão em São Sepé dia 9 de março estão Pedro Ruas, vereador do PSOL de Porto Alegre, Raul Carrion, Abigail Pereira e Jussara Cony, históricos do PcdoB, além dos familiares de Cilon, como o jornalista Lino Brum e sua filha, Liniane Haag Brum, autora do livro “Antes do Passado: o Silêncio Que Vem do Araguaia”, que é referência sobre o tema.

Vai não Vai
Ao mesmo tempo que tem demonstrado que pode ser candidato do PP a prefeito, o presidente do partido e ex-prefeito Léo Girardello revelou a amigos que não quer entrar na disputa. Com a vida tranquila na iniciativa privada, onde ganha mais e se incomoda menos, Léo é considerado o nome mais adequado para disputa para encabeçar a oposição.

Em Dia
O diretor do Escritório de Governo, Gabriel Leão, manifestou que é inverídica a informação de que fornecedores da Prefeitura estão atrasados. Todos os contratos que tramitam têm quitação até antes do prazo, conforme o diretor. A diferença era anos atrás algumas coisas eram pagas como regularização, pois a despesa era gerada sem empenho e dotação prévia, contrariando a Lei Federal n° 4.320, de 17 de março de 1964. Desde 2021, com a instituição do Programa de Integridade da Prefeitura, as despesas só ocorrem – e são pagas – se tiver o devido processo legal.

Eleito
O degas aqui, engenheiro civil e vice-presidente do Sinaenco do Rio Grande do Sul, foi eleito ontem membro do Conselho do Plano Diretor de Porto Alegre, como primeiro suplente da vaga do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil. Cinco entidades foram escolhidas, para integrar o Conselho Municipal, que tem 28 membros. Ao todo, o processo de eleição dos membros envolveu mais de 9 mil eleitores.


Parou
O grupo americano John Deere confirmou a decisão de suspender por 60 dias a produção de máquinas agrícolas na fábrica de Horizontina, RS. A empresa alega que as revendas não conseguem vender e que os negócios estão estagnados. Se não conseguir um acordo de lay-off (suspensão dos contratos, sem pagamento), a John Deere avisou que demitirá 80% dos trabalhadores. A unidade de Horizontina conta com 1,7 mil trabalhadores.

Dois corações
Paulo Ziulkoski é de novo candidato a presidente da Confederação Nacional de Municípios. A eleição será hoje. O gaúcho Paulo Ziulkoski é candidato à reeleição, mas enfrentará concorrência, cujo nome forte é do prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, do PDT. Ziulkoski foi prefeito de Mariana Pimentel, na década de 1990, pelo MDB. Ambos são próximos ao prefeito sepeense João Luiz Vargas.

 553 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *