Críticas

Colunistas Geral

Quem escutou o vereador Rodrigo Ferreira, do PSB, na sessão do Poder Legislativo, viu que ele não gostou de ler o que o degas aqui escreveu sobre o cargo que seu tio tinha, na bancada do partido, até dezembro do ano passado. Bem verdade, Claudiocir Ferreira é um assessor tradicional do partido, tendo assumido as funções de cargo em comissão em cinco oportunidades. Pelo que dizem, e pelo que sei, é um excelente servidor, com formação em Direito e experiência na gestão pública. Em duas oportunidades Claudiocir teve seu sobrinho como assessorado: até abril de 2021, quando Rodrigo era vereador e presidente do Poder Legislativo, e em 2023, quando o político voltou ao mandato, depois de ter saído da Prefeitura, onde era Diretor do Escritório da Cidadania.

Ipsis Litteris
O que gerou a crítica, com razão, foi o texto da Palavra Afiada que diz que Rodrigo Ferreira, vereador do PSB, nomeou seu tio Claudiocir Ferreira como assessor. Com razão, Rodrigo reclamou do que o degas escreveu. Bem verdade, as nomeações não foram assinadas por ele, já que o assessor trabalhava na Câmara de Vereadores desde janeiro de 2019, nomeado pelo ex-vereador, e agora suplente, Paulinho Nunes. Em março de 2023, quando Claudiocir retornou ao cargo, quem o nomeou foi novamente o vereador Paulinho, que era suplente de Rodrigo, que estava afastado para trabalhar na Prefeitura. Conforme Rodrigo, as nomeações de Claudiocir não foram dele, e nem influência dele.

Não Precisa
O PDT e o PSB votaram contra a criação de cargos para assessor de vereador, na sessão passada. Embora o degas aqui entenda justo que os edis tenham uma assessoria mais robusta, tanto para questões técnica, quanto para questões políticas, o entendimento é que os partidos já estão bem servidos com os servidores que estão lá.

Referência
Uma boa referência de super assessor que se vira nos trinta, em tudo que é ponta da assessoria partidária, é o servidor Jorge Pacheco, do PDT. Em várias oportunidades já teve que assessorar, sozinho, mais de meia dúzias de vereadores, nos tempos áureos em que o partido elegia sete edis. E mais: além das questões administrativas dos mandatos, Jorge também toca com maestria as questões políticas, já que os parlamentares são bem produtivos no que se refere a propositura de leis e defesa de matérias em tramitação. Com um assessor tão reconhecido, o PDT não tem motivos para ampliar o quadro de CCs na bancada.

Zero Hipocrisia
O PSB, que inclusive tentou obstaculizar a tramitação do projeto de criação de cargos junto a Mesa Diretora, não deve nomear nenhum dos dois assessores novos criados, um para o mandato do vereador Matheus Leão, outro para o mandato do vereador Rodrigo Ferreira. Com isso, o partido manterá a palavra de não ser hipócrita na condução do trabalho político.

Encontrão
O PDT, junto com MDB, PT, Solidariedade e PSDB recepcionaram o presidente estadual do PDT Romildo Bolzan, na quarta-feira. Reunindo mais de 200 pessoas, no intervalo do meio dia, os partidos já mostraram suas pré-candidaturas a vereador. Se tudo der certo, a frente de partidos deve ter mais de 50 candidatos a vereador, e busca eleger nove edis, das onze cadeiras da Câmara de Vereadores.

Planos
Os tão sonhados Plano de Mobilidade e Plano Diretor de São Sepé tiveram suas últimas Audiências Públicas na noite de ontem. O público, que tanto é ferrenho nas redes sociais, não se fez tão presente no Centro Cultural. Nos próximos dias, a Câmara de Vereadores pode deliberar sobre os projetos, que alterarão índices construtivos, fluxos de vias, forma de organizar as calçadas e redutores de velocidade.

Feirão do Emprego
O presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho, José Scorsatto, esteve em São Sepé para combinar as ações da entidade junto com a Prefeitura. Entre os anúncios, informaram que vai acontecer um Feirão do Emprego, dia 17 de Maio. A adesão do município ao Programa Empregar RS, aconteceu através da articulação do diretor do Escritório de Desenvolvimento Onéssimo Curto.

 1,737 Visualizações,  2 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *