Rapidão

Colunistas Geral

Foi rápida a ação da Prefeitura em cadastrar os atingidos da enchente para receberem recursos emergencial do Governo Federal. O valor, de R$ 5,1 mil por família, é para o pessoal rapidamente comprar eletrodomésticos, roupas e materiais para reerguer a dignidade. O levantamento da Defesa Civil passa pela análise dos técnicos do CRAS e Escritório da Cidadania, e a busca ativa já identificou 80 famílias que poderão acessar o recurso. Ao total, a estimativa é que mais de 200 pessoas foram diretamente atingidas com água nas casas.

De fronte
É de avaliar se a tal crítica ao novo Plano de Carreira aprovado pela Câmara de Vereadores vem dos servidores mesmo ou de apenas pessoas que ficaram insatisfeitas com as vantagens que alguns dos colegas receberam. Já houve comentário do tipo “que absurdo o fulano vai receber vantagem”, como forma de menosprezar a ação da Prefeitura e dos vereadores. Até agora, 283 servidores já apresentaram documentação para computar aumento no contracheque, e receberão valores a mais a partir do pagamento de junho.

Revogação I
A ideia de algumas lideranças do Sindicato dos Municipários (SIMUSS) é que o prefeito João Luiz Vargas apresente um projeto e revogue o Plano de Carreira aprovado. O irônico da proposta é que o próprio sindicato ajudou na elaboração da redação do texto enviado à Câmara de Vereadores. Se for revogado, esses 283 servidores já beneficiados não terão direito ao aumento.

Revogação II
Uma ação popular n° 5001390-19.2024.8.21.0130/RS proposta pelo empresário Filipe Ilha busca também a suspensão do Plano de Carreira. O foco do processo jurídico é preservar o fundo de previdência municipal, o RPPS, e adequar melhor os critérios de avanço salarial. O pedido liminar pede para que o Plano de Carreira não seja aplicado, e não gere novos custos na folha de pagamento, até o julgamento do mérito da ação. A liminar ainda aguarda julgamento.

Fundo
O RPPS dos municípios gaúchos foi pauta da reunião do prefeito João Luiz Vargas e do diretor do Escritório de Governo Gabriel Leão com o ministro da Previdência Carlos Lupi, em Brasília. Entre as discussões da nova reforma fiscal estão as questões de equilíbrio previdenciário dos fundos municipais.

Emendas
Os deputados Pompeo de Mattos, do PDT e Afonso Hann, do PP, e o senador Luis Carlos Heinze, do PP, estão em contato com São Sepé para liberação emergencial de emendas parlamentares. As de Pompeo e Hann já em fase de liberação. Heinze promete anunciar algo até a semana que vem.

Brilhantes
Foi brilhante a atuação do Poder Judiciário nessa catástrofe em todo o RS. Em São Sepé, chefiado pela juíza Lidiane Machado de Oliveira, as ações voluntárias de atendimento e de mobilização de doações foram muito bem vistas pela comunidade.

Planejamento
Nessa crise ambiental, a Prefeitura de São Sepé correu para manter atualizado os documentos de planejamento de drenagem e saneamento. Para cumprir os prazos e estar em dia com a burocracia, a prefeitura convocou a população para participar da audiência pública para apresentação da revisão do Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico de São Sepé. O evento acontecerá no dia 13/06, às 14h, na Câmara de Vereadores de São Sepé.

 1,480 Visualizações,  2 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *