Mais uma modalidade criminosa dos golpistas, que segundo os DETRANS, estão enviando mensagens falsas através de SMS, aos condutores habilitados informando que suas carteiras estão em processos de suspensão do direito de dirigir em andamento, com a falsa informação de bloqueios administrativos no Departamento de Trânsito de expedição da referida C.N.H. Evidentemente que um tipo de informação destas, preocupa muito o condutor que recebe a mensagem, porque quase todos imaginam que seja realmente algum tipo de notificação tecnológica expedida pelo órgão emissor da sua CNH.
Os espertalhões oferecem de pronto atendimento um Link para que o usuário faça o contado e forneça os dados solicitados para solucionar o problema. É aí que reside o grande perigo, o habilitado imagina que está recebendo a comunicação do Detran, não confere e de imediato passa a fornecer todos os dados solicitados pelos golpistas. O alvo principal desses criminosos é aqueles condutores que estão com as carteiras provisórias, pois nestas categorias, não podem ter somatórios de pontos sob pena de não conseguir a C.N.H. definitiva.
Esse link oferecido pelos criminosos leva os condutores para uma página também falsa do “gov.br, do Governo Federal. Ao digitar o CPF, aparece os dados verdadeiros do condutor e o seu nome completo, data de nascimento e até o nome da mãe. Em sequência, aparece a informação de que a C.N.H. citada, já está em processo de suspensão do direito de dirigir, podendo ser bloqueada pelo DETRAN. No final da página, a vítima é orientada a prosseguir no site fraudulento para supostamente regularizar a sua situação. Logo surgem os valores a pagar e outro link falso para gerar as guias de recolhimento desses valores.
A Associação Nacional dos Detrans já registrou a ocorrência desses golpes em mais de 18 Estados e no Distrito Federal. Orientação: Os Departamentos Estaduais de Trânsito não expedem nenhuma notificação através de SMS, e-mail ou aplicativos de mensagens aos usuários, assim como, não fazem contatos por telefones para tratar desses assuntos relacionados a documentos de veículos ou habilitações. Todas as notificações são publicadas no Diário Oficial e divulgadas no site dos Departamentos de Trânsito.
Em casos de dúvidas ou recebimento desse tipo de mensagem, é sugerido que o condutor não acesse esses sites fraudulentos e, de preferência, compareça pessoalmente em um CFC ou no próprio órgão do DETRAN. Importante também o registro do boletim de ocorrência, principalmente se a pessoa já foi lesada.
99 Visualizações, 12 Hoje