Na segunda-feira, 24 de fevereiro, ocorreu a 8ª sessão ordinária da 15ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Formigueiro. Entre o público presente estava o secretário da Saúde Luiz Gustavo Machado e a Diretora do hospital Jaíne Machado.
Foi discutido e votado o seguinte projeto:
Projeto de Lei do Legislativo n° 03/2025, que “Institui o mural e o site da Câmara como Órgão de Imprensa oficial do Poder Legislativo do município de Formigueiro e dá outras providências.” -Aprovado por unanimidade.
No expediente da sessão, tema livre:
Valdecir Bortoluzzi (Progressistas): fala que pessoas que fazem hemodiálise o procuraram para falar sobre a van que as transportam está fazendo baldeação com outro carro que está pegando pessoas em vários lugares e muitas delas tem que fazer outro trajeto assim tornando um desgaste para as mesmas e que assim conversou com o secretário de Saúde que está tomando providências.
Aci da Silva Cardoso (Progressistas): concorda com o vereador Valdecir e diz que esta situação é inaceitável e que estas pessoas merecem melhor qualidade de vida, com relação ao transporte até Santa Maria e diz também exclama que é contra o transporte terceirizado. Reforça alguns pontos em localidades que precisam ser atendidas pela secretaria de Obras.
Claudionir Bender (MDB): comenta que foi até a prefeitura e questionou sobre as medidas administrativas que o poder Executivo está tomando em relação que venha zelar pela pessoa idosa, levando sugestões também e conversando foi relatado a criação do conselho do idoso; a nomeação de um fiscal sanitário e a fiscalização das condições de higiene, segurança e proteção da saúde destas pessoas e dos estabelecimentos comerciais, o prefeito diz também que está trabalhando junto com a Assistência Social para apoiar pessoas idosas com vulnerabilidade social e garantindo direitos básicos e prevenindo situações de risco.
Gilson Severo (MDB): fala sobre a questão da van das pessoas que fazem hemodiálise e concorda com seus colegas vereadores, relata que conversou com o prefeito que esclarece que a empresa que está com o contrato vigente já está com uma van nova operando com ar condicionado e conforto para os pacientes.
José Cardoso (MDB): também adere as colocações dos colegas vereadores sobre o transporte dos pacientes na van e merecem ter uma qualidade melhor para viajar até Santa Maria, acredita que um transporte próprio para o município é muito importante, justificando que os terceirizados não trazem mais economia e tem que trabalhar e melhorar mais a frota municipal. Fala das estradas do Fundo do Formigueiro onde os trabalhos realizados estão ficando bons e todos corredores sendo atendidos, logo finalizando para passarem para localidade do Cerro do Louro.
Marcelo Oliveira (Progressistas): comenta que foi procurado para fazer uma observação sobre uma parada de ônibus no Cerro do Louro, onde as crianças esperam o escolar e passageiros da Planalto, é um espaço curto para o ônibus encostar e por isso pede a sinalização no local.
Mateus Ruviaro (MDB): fala sobre como era a logística quando era secretário onde conversavam com os pacientes onde os mesmo não tinham reclamações e assim ajustavam para maior conforto destes pacientes, sugere que se faça uma reunião com os pacientes, o proprietário e a secretária para entrarem em um consenso. Ressalta que os pacientes merecem um transporte de qualidade e um melhor conforto.
Entre os espaços o presidente da Câmara, vereador Pablo Milani, comenta sobre a possível expansão da rede de água até o Fundo do Formigueiro e na sexta-feira, 14, diz que esteve em uma Audiência com a Corsan sobre essa possibilidade e a mesma se defendeu e pelo contrato eles tem a obrigatoriedade somente no perímetro urbano, no interior eles não teriam interesse por ser um custo muito alto, mas que o município vai trabalhar para isto.
Por fim, o secretário Luiz Gustavo Machado solicitou a palavra na sessão para fazer uma exposição. Fala que há duas semanas atrás foi questionado em uma reunião com o vereador Marcelo sobre os motoristas não pegarem o remédio de câncer e esclarece que é uma determinação do Hospital Universitário de Santa Maria e não uma decisão de se negar a pegar, mas que três vezes por semana é buscado e nenhum munícipe fica sem o remédio. Após os vereadores agradecem a iniciativa e transparência do secretário, onde o mesmo também respondeu alguns questionamentos.
Logo isto o presidente da Casa encerra agradecendo e reforça o comparecimento do secretário espontaneamente e o bom entendimento de trabalhar junto, a critica, a cobrança, uma demanda sempre terá, mas tendo alinhamento é possível melhorar as coisas para nossa comunidade.
