Em busca de soluções, os vereadores reuniram-se na manhã de segunda-feira, 11, com um grupo de secretários da Administração Municipal. Estavam presentes as pastas da Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Saúde e Secretaria de Obras, além do prefeito em exercício Kéio Santos.
Na primeira parte da reunião, os secretários falaram sobre os Projetos Leis – PL que serão apresentados na próxima Sessão Extraordinária, que será realizada nesta quarta-feira, 13. A diretora do departamento administrativo da Secretaria de Educação Claudia Brum abriu os trabalhos falando sobre os projetos de contratação de funcionários para a Pasta. Dentro dos PL está a contratação de seis professores de Educação infantil, um professor de Inglês e um professor de Português, além de seis atendentes de Creche, um Auxiliar de Serviços Gerais e um Cozinheiro de escola.
Secretaria de Saúde
Representando a Secretaria de Saúde, o secretário adjunto Leoni Martini ponderou sobre a importância da contratação de um Monitor de Apoio para atendimento à crianças, um Atende de Farmácia especializado e de dois Monitores de Oficinas terapêuticas. Martini ainda avaliou o interesse público sobre a contratação de dois Enfermeiros para a Secretaria de Saúde. Ele explanou sobre os problemas que a pasta vem enfrentando, entre eles a recepção com a comunidade na farmácia municipal, no qual segundo ele, as reclamações já estão sendo analisadas e serão tomadas todas as providência necessárias para a melhoria no atendimento.
Outro quesito mencionado por ele, foi sobre a falta de fraldas geriátricas, no qual, a dificuldade está na liberação dos produtos pelo Governo do Estado. Conforme o secretário adjunto, para a demanda das fraldas, o município está arcando com as despesas e a compra de produtos para os mais necessitados, onde desde o mês de novembro de 2018, o Estado não repassa o material. Ainda segundo ele, o Governo do Estado tem uma dívida de dois milhões com o município.
Meio Ambiente
Pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o Secretário Leonardo Leonardi falou sobre a importância da contratação de um Geólogo, onde contribuirá nos estudos e na liberação de cascalheiras para matéria prima para estradas, entre outros trabalhos que serão essências. O cargo é de extrema importância para agilizar a extração da matéria prima.
Todas as contratações para os novos cargos serão realizadas através de processo seletivo simplificado (provas e títulos).
Secretaria de Obras
Na segunda parte da reunião, o debate foi sobre as demandas da Secretaria de Obras do município. O responsável pelo setor de iluminação da prefeitura abriu o debate com dados e os cronogramas da equipe de trabalho. Segundo Jean Oliveira, no município existem cerca de 3.100 pontos de iluminação, e que até o final do mês de janeiro, mais 180 lâmpadas serão instaladas na Avenida Idelfonso de Moraes, junto ao viaduto de entrada da cidade. Ele ainda fala sobre o atraso de alguns pedidos da população, no qual, os motivos é devido aos meses de dezembro de 2018 e janeiro deste ano, em que a equipe trabalhou na instalação das luzes de Natal e não pôde prestar os serviços do resto da cidade. Para os vereadores, para este trabalho deveria ter a contratação de uma empresa especializada, assim não prejudicando o trabalho da equipe de iluminação na cidade.
Já o secretário Flavio Ilha falou das dificuldade e dos problemas enfrentados pela pasta. Ele mencionou sobre os maquinários e equipamentos que estão quebrados. Segundo ele, o trabalho está sendo realizado conforme a demanda, mas que está com bastante dificuldade em relação ao cascalho e aos equipamentos que estão sucateados. Ilha falou dos trabalhos que estão sendo realizados no distrito do Tupanci como obras de pontes, bueiros e patrolamento de alguns corredores. “Assim que terminarmos estas obras, partiremos para outras localidades do município”, enfatiza.
O secretário ressaltou ainda sobre a estrada da RS 149, entre São Sepé e Vila Nova do Sul, em que, segundo ele o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER tem um projeto de encascalhar toda a extensão da rodovia que é de responsabilidade do órgão estadual. “O projeto está no DAER desde o ano passado, e ficamos na espera desta obra. Nos próximos dias iremos a Porto Alegre buscar soluções para a estrada”, conta.
Os vereadores questionaram sobre os bairros da cidade que não recebem o patrolamento das ruas há vários meses. Flavio Ilha então ponderou sobre os problemas com maquinários que estão estragados. Segundo ele, a patrola que faz reparo nas ruas esta quebrada há mais de 60 dias. Para ele, a sugestão é de criar uma secretaria urbana, no qual ficaria responsável pelos reparos da zona urbana do município com maquinários específicos, separando interior e urbano.
Ao final da reunião, o vereadores então decidiram criar uma Frente Parlamentar para fiscalizar a Secretaria de Obras, além de indicar ao executivo municipal a criação de uma Secretaria Urbana. Outra indicação dos vereadores é de viabilizar um estudo para a contratação de uma empresa terceirizada para os reparos emergências na área urbana da cidade, no qual é de extrema importância para a população.
Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores
182 Visualizações, 2 Hoje