Na tarde de quinta-feira, 21, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, recebeu o prefeito de Formigueiro, Jocelvio Cardoso, e o presidente da Câmara, Thiago Weber. O encontro no palácio do Piratini foi para fazer a entrega do convite da 8ª Abertura da Colheita da Oliva que acontecerá em Formigueiro, no dia 15 de março. O evento de alcance estadual está programado para acontecer na propriedade do olivicultor Arno Werlang.
Leite recebeu também uma amostra do azeite Olivais da Fonte que é produzido no município. Na visita ao gabinete do governador estiveram presentes a diretoria do Instituto Brasileiro de Oliva – IBRAOLIVA – e produtores da região, que expuseram a importância de o governo investir mais na olivicultura no Rio Grande do Sul.
O prefeito de Formigueiro destacou a relevância do evento que acontecerá no município e solicitou a vinda do governador Eduardo Leite na abertura da colheita. A presença dele ainda não foi confirmada pelo Piratini. No entanto, Leite afirmou que fará o possível para estar presente na cerimônia. “Ficamos muito satisfeitos com a reunião porque mostramos a ele como será importante sua vinda até o município”, afirmou Jocelvio.
Já o presidente da Câmara, Thiago Weber, acredita que um evento deste porte em Formigueiro trará resultados positivos. “É uma grande visibilidade para a cidade já que a cultura de olivas tende a expandir no mercado”, disse o vereador.
A expectativa para este ano é de uma safra recorde, que poderá chegar a mais de 160 mil litros, sendo a maior já obtida no país. Em 2018, o número chegou a 150 mil litros de óleo, 42% a mais que em 2017. No Rio Grande do Sul, maior produtor do Brasil, a área cultivada de oliveiras cresceu 30% no ano passado, chegando a aproximadamente 3.464 hectares em todo o estado, conforme dados da Secretaria de Agricultura do RS.
Informações: Imprensa Câmara de Vereadores Formigueiro
206 Visualizações, 1 Hoje