Palavra Afiada – Eduardo Vargas

Colunistas

Moda I
Está na moda, na política brasileira, o uso de discursos agressivos para fazer cortina de fumaça para temas indigestos que os governos têm que tratar. O presidente Jair Bolsonaro é o campeão das manifestações que são, na verdade, grandes balões de ensaio para evitar a abordagem de matérias importantes, como a Reforma da Previdência, que caminha para ser aprovada no Senado Federal, ou a Reforma Tributária, que tende a apertar o sapato de impostos para o cidadão comum. Semana passada, Bolsonaro sugeriu que as pessoas fizessem cocô dia sim, dia não, como forma de minimizar os impactos ambientais no Brasil. Ele, inclusive, disse que faz isso. Na visão do degas, aqui, indo ao banheiro em dias alternados, o presidente força que as fezes subam para a cabeça e, eventualmente, saiam pela boca. Desse jeito, dá para entender o porquê de tanta coisa que ele diz.
Moda II
Em São Sepé, a política local produz também algumas figuras que se espelham no jeitão do presidente da República. Não raras vezes o público observa agressividades e ofensas pessoais que objetivam desviar o foco para os problemas da cidade, como a buraqueira, sujeira e iluminação dos bairros e a prestação de alguns serviços públicos. Em época eleitoral, é natural que o chapa esquente no quesito altercações. Mas esse ano, pelo que se observa, a pauta das ofensas chegou mais cedo ao debate político.
Crimes Digitais
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o Projeto de Lei que tipifica o crime de perseguição obsessiva (o famoso “stalking”), com pena de 6 meses a 2 anos de prisão. O projeto vai à Câmara Federal. A onda é manter acesa a proteção do povo frente aos crimes digitais, que são a nova ferramenta da criminalidade.
Big Brother
A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade uma proposta do vereador Renato Rosso, do PP, que autoriza a Prefeitura a notificar e multar cidadãos que infrinjam o Código Administrativo Municipal a partir das imagens coletadas pelas câmeras de videomonitoramento, tanto as instaladas pelo Executivo quanto aquelas cedidas por particulares.
Video Game
Indo na linha do seu fã clube na internet, o presidente Jair Bolsonaro barateou o custo dos impostos com videogames. A alteração publicada essa semana reduziu cerca de 20% no valor de IPI desse produto, que geralmente vem do estrangeiro. A medida desagradou pólos de tecnologias nacionais, já que os produtos de fora ficarão mais baratos e mais competitivos do que os nacionais.
Privatiza
O Governo Federal está encaminhando o Programa Nacional de Desestatização e colocará à venda a BR-392, que passa por São Sepé. Com isso, alguns trechos da rodovia serão pedagiados.
Rota das Oliveiras
A Assembleia Legislativa aprovou esta semana o inteligente projeto do deputado Ernani Polo, do PP, que institui a Rota das Oliveiras no Estado. O texto visa incentivar o turismo rural associado à olivicultura, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento deste setor que cresce no Rio Grande do Sul. São Sepé, onde a cultura é explorada, é um dos 24 municípios da Rota.

 234 Visualizações,  2 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *