Cultivo de grãos: Clima instável e produtores preocupados

Destaque Região Rural

“Com o clima extremamente desuniforme fica difícil fazer estimativas das perdas da safra de arroz e soja deste ano”, alerta o presidente da Cooperativa Tritícola Caçapavana, Luiz Eugênio Dias dos Santos.

Santos explica que na área de abrangência da Cotrisul, nas cidades de Santana da Boa Vista, Lavras do Sul, Piratini e Cachoeira do Sul, existe muita variabilidade de chuvas dentro dos municípios, o que dificulta traçar alguma expectativa de como será a safra deste ano. “Por vezes, dentro de um município, em lavoura com cerca de dois ou três quilômetros de distância há variabilidade na quantidade de chuvas, às vezes chove em uma e na outra não, por isso ainda temos lavouras que estão com 100% do seu potencial enquanto algumas já perderam de 20% a 30% da sua produtividade”, explica.

Diante destas alterações climáticas, já é previsto que poderá haver alguma queda na comercialização do arroz, que tem a colheita prevista para o final do mês de fevereiro. Já a soja, que a colheita acontece na segunda quinzena de março, o valor de venda ainda dependerá da consolidação da safra sul americana (Brasil, Argentina e Paraguai).

Fonte: Carol Petrin MTE 17.708/RS

 221 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *