Vigilância Ambiental e de Saúde faz alerta sobre incidência da dengue no município

São Sepé Saúde

O novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa) revelou um aumento no índice de larvas do mosquito em São Sepé. Os dados foram apresentados pela Vigilância Ambiental em Saúde, através da coordenadora Cláudia Santos, que falou na Câmara, durante reunião na terça-feira (17) com os vereadores o vice-prefeito, Kéio Santos. De acordo com a pesquisa, o verão 2018 registrou 7,3% enquanto em 2017 os indicadores marcaram 4,8%. “É muito alto a circulação do mosquito, já temos casos positivos em cidades da região e isso nos preocupa, ainda mais”, afirmou Cláudia.

O aumento dos focos do mosquito ligou o sinal de alerta na secretaria de Saúde do município. Por isto, um plano de contingência foi criado para dar suporte a estes casos e também para um eventual surto de dengue em São Sepé. “Estamos nos preparando junto aos postos de saúde, com os médicos e enfermeiros para que haja uma plano de prevenção caso seja necessário usar”, disse Cláudia, que destaca algumas ações que já estão sendo feitas, como o levantamento no estoque de medicamentos, e orientações aos médicos para o encaminhamento de pacientes com sintomas da dengue para a coleta de sangue, no posto de saúde do Centro. O secretário de Saúde, Marcelo Ellwanger, também participou da reunião com os vereadores, e pediu apoio na fiscalização. Segundo ele, é preciso que leis sobre o abandono de terrenos baldios e outros lugares propícios para a larva do mosquito, sejam executadas.  

O monitoramento dos casos e a coleta das larvas do mosquito vem sendo feita no município através da Vigilância Ambiental. No entanto, a coordenadora destaca para que a população seja consciente e evite focos da dengue, principalmente em casa. “O pote da água do cachorro é um local que a larva pode se manifestar, são atitudes simples que evitam o mosquito”, disse ela.

O presidente da Câmara, Janir Machado (PP), afirmou que dará apoio a esta causa, para evitar problemas maiores ao município. “Vamos nos somar a este trabalho de vocês que é tão importante para nossa comunidade”, disse o vereador.

Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores

 174 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *