Em menos de dois meses de sua implantação em Santa Maria e região, o programa “Papo de Responsa” da Polícia Civil já atingiu mais de 600 pessoas. O programa tem o objetivo de levar para as escolas de ensino fundamental e médio, discussões importantes para a comunidade, promovendo junto a alunos e professores, um diálogo sobre prevenção à violência e o papel da polícia na sociedade.
O “Programa Papo de Responsa” da Polícia Civil, foi implementado no mês de junho deste ano, na 3ª Região Policial. O Delegado de Polícia Regional Sandro Luís Meinerz, é um dos grandes incentivadores do projeto na região e dá suporte para que o projeto seja amplamente difundido e aplicado, tendo em vista a importância da proposta para a comunidade.
Atualmente, policiais civis das Delegacias de Polícia de Itaara (Lenon Goulart de Vargas), Agudo (Andrea Silveira Gularte) e São Sepé (Liliana Freitas Torres) estão à frente do programa, trabalhando intensamente para atender a crescente demanda nas escolas das cidades compreendidas pela 3ª Região. Em apenas duas semanas, os policiais civis já haviam realizado 12 “PAPOS”, com alunos, professores e pais em diferentes escolas e cidades, alcançando 660 pessoas.
Já foram visitadas, a Escola Alfredo Lenhardt de Itaara, CIEP e Valmarath de São Sepé e Escola José Frederico Savegnago de Silveira Martins. Os efeitos positivos no ambiente escolar já se mostram evidentes, segundo relatos dos próprios docentes. O esforço e a dedicação dos policiais envolvidos, resultou no sucesso desta proposta, repercutindo em efeitos positivos para toda a comunidade escolar, a qual tem procurado a intervenção do programa em seus espaços de forma exponencial. Mais do que nunca, as instituições tem entendido a importância da prevenção na vida das crianças e adolescentes dentro das escolas e na formação dos cidadãos que queremos para o futuro, pautada na educação e reflexão sobre as mazelas da sociedade na qual estão inseridos. Além disso, apesar de o Programa “Papo de Responsa”, ter se propagado naturalmente, os policiais civis LENON, ANDREA e LILIANA, tem realizado a divulgação nas diversas mídias, bem como em importantes eventos relacionados à área, a exemplo do promovido pelos Centros social e cultural “Vicente Pallotti” em Santa Maria, que atende a comunidade carente. A crescente demanda, o esmero dos profissionais envolvidos, tem permitido atender com excelência cada escola, não medindo esforços para se fazerem presentes em todos os locais em que a prevenção seja uma prioridade, enaltecendo assim o bom nome e prestígio de nossa Instituição Polícia Civil e nosso papel perante a sociedade.
Com informações: Polícia Civil
276 Visualizações, 1 Hoje