Saneamento Ambiental será debatido em Dia de Campo em São Sepé

São Sepé

A Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de São Sepé realizarão na próxima sexta-feira (03/08), um Dia de Campo sobre Saneamento Básico, a partir das 13h30, na comunidade Quilombola do Passo dos Brum, na localidade de Jazidas. As atividades serão desenvolvidas nas propriedades de Luciano e Magali Souza, e João Laurino dos Santos e Maria Janine. A programação, que integra as ações socioassistenciais mantidas entre a Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de São Sepé, conta com quatro estações que abordarão assuntos relacionados à temática central do evento, e mais duas estações específicas sobre segurança alimentar.

A primeira delas apresentará a proteção de vertente e carneiro hidráulico, ministrada pelo extensionista Cassiano Stefanelo. Na segunda estação será demonstrada a construção de sumidouro para as águas servidas e tratamento para desinfecção de água para consumo humano, pelos técnicos da Prefeitura de São Sepé. A terceira estação abordará a renovação do pomar doméstico, coordenada pelo extensionista Paulo Secundino Souza Silva. A quarta estação tratará sobre compostagem, apresentada pelo extensionista Werner Wegner, onde será explicado o destino adequado do lixo orgânico produzido em propriedades rurais. A quinta estação será apresentada pelos técnicos da Prefeitura de São Sepé e tratará sobre o destino adequado do lixo seco ou reciclável e eletrônico. A sexta estação será ministrada pela extensionista social Cleisa Peixoto, sobre aproveitamento integral de alimentos.

O diferencial desse Dia de Campo é a participação direta da Prefeitura de São Sepé, que apresentará a tecnologia de um caminhão de recolhimento de lixo seco, para demonstrar como é feita a coleta e seleção dos resíduos, além de dar dicas de como fazer a sua separação.

– Agora está sendo feito esse serviço de saneamento da maneira ideal, pois a prefeitura adquiriu um caminhão que é específico para esse tipo de trabalho, possibilitando que as 30 comunidades rurais de São Sepé entrem em um acordo com o município para definir o dia de recolhimento do lixo -, explicou Werner Wegner.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Maria

 185 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *