Palavra Afiada – Eduardo Vargas

Colunistas

Resultados Eleitorais
Embora quase 5 mil pessoas ficassem fora da lista de votantes, em função das mudanças da biometria, os 16.269 eleitores aptos de São Sepé não deixaram de votar. A abstenção foi cerca de 13%. No Brasil, a média de gente que não foi votar representou 20% do eleitorado.

Tá no Forno
Com plenário lotado, a Câmara de Vereadores recebeu o projeto de lei 53/2018, que vai regulamentar o Piso Nacional do Magistério para a carreira dos professores de São Sepé. Há muito tempo o magistério acompanha a tramitação das alterações no Plano de Carreira da categoria e os moldes iniciais do projeto proposto pelo Poder Executivo não estavam agradando os professores, pois algumas vantagens estavam sendo substituídas. Segundo cálculos da Prefeitura, o pagamento integral do Piso Salarial representará um incremento de R$ 2 milhões anuais, dinheiro que os cofres do município não conseguem suportar. O assunto será votado na Câmara de Vereadores ainda em novembro.

Emergencial x Reserva
O prefeito Léo Girardello solicitou à Câmara de Vereadores autorização para contratar emergencialmente três funcionários para escolas do município. Três vereadores votaram contra: Tavinho Gazen e Zilca Camargo, do PDT, e Maninho Pinto, do MDB. A justificativa dos edis é que existe banco reserva concursado, que poderia ser utilizado.

Mais gente
Dez pessoas serão contratadas pela prefeitura para fazerem serviços na Secretaria de Obras, como roçadas, valetas, bueiros e pequenas obras. Os servidores também serão lotados para serviços de obras no cemitério municipal como construção de rampas de acessibilidade, reconstrução de calçadas e o telheiro do local. O vereador do PSB Paulinho Nunes votou contrário à contratação, por entender que o Poder Executivo deveria dialogar mais este tipo de estratégia com os vereadores. O PSB é da base de apoio do Governo Léo Girardello, mas parece não estar muito contente com a Administração Municipal.

Boa Ideia
Os vereadores atenderam uma solicitação de Renato Rosso, do PP, e aprovaram o Decreto Legislativo nº 07/2018, que institui a partir de 2019 o Diploma “Mérito Farroupilha”, a ser concedido para personalidades sepeenses que fomentam ações culturais. Na mesma linha, o vereador Eto Vargas, do PP, aprovou a moção legislativa para o jovem Pedro Elias Almeida, destaque em todo o Rio Grande do Sul em concursos de chula. Pedro, este ano, já levantou troféu no evento regional organizado pela RBS TV e é um dos favoritos para o ENART, que acontece em Santa Cruz do Sul no mês que vem.

Maioria
Dos 497 prefeitos do Rio Grande do Sul, 316 declararam apoio a Jair Bolsonaro para presidência da República, conforme o coordenador da campanha Onyx Lorenzoni. Entre os fãzocas do militar do PSL futuro presidente do Brasil está o prefeito sepeense Léo Girardello, que entre outras coisas já publicou na internet declarações de simpatia à Ditadura Militar.

Foi Bem
Petistas sepeenses analisam que o partido não foi tão mal na cidade. Além de reelegerem Paulo Paim como senador, com 5.037 votos aqui, Paulo Pimenta como deputado federal, com 883 votos em São Sepé, e Valdeci Oliveira, com 800 votos aqui, o PT ainda contabilizou 796 votos para Marco Maia, que ficou na suplência de deputado federal.

 156 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *