Uma sessão extraordinária convocada pela presidência da Câmara, na manhã desta quinta-feira, 1, aprovou dois importantes projetos para a comunidade sepeense. Um deles é a contratação emergencial de um médico pediatra. O projeto foi aprovado por unanimidade entre os vereadores, tendo em vista a necessidade de um profissional da área para suprir a alta demanda de atendimentos no município. De janeiro até outubro, já foram realizadas 821 consultas no setor de pediatria em São Sepé, que é atendido somente por uma pediatra, com carga horária de 20 hora semanais. A nova contratação ainda poderá atender no Hospital Santo Antônio, que carece de um médico pediatra. A direção da instituição já sinalizou interesse na contratação e que tem condições de manter um profissional para atender crianças em regime de plantão. “Ninguém queria vir para cá devido a demanda, mas depois de muitas conversas conseguimos uma médica que tem interesse em vir para São Sepé, morar aqui e atender nossa comunidade”, destacou entusiasmado o presidente da Câmara, Janir Machado.
O segundo projeto aprovado pelos parlamentares foi a liberação de R$ 270 mil reais para a realização de duas obras de saneamento no município. Uma delas é no bairro Tastch, com elevação do reservatório de São Sepé e a outra a extensão de rede existente por meio de assentamento e fornecimento de 323 metros de tubos de concreto armado, no bairro Bela Vista.
Ao final da sessão, o vereador Tavinho Gazen (PDT) destacou a realização da sessão plenária em caráter de urgência. “É importante que a comunidade saiba que estamos aqui nesta manhã sem onerar nenhum gasto ao orçamento público, debatendo temas importantes para nossa comunidade”, afirmou o vereador.
A próxima sessão ordinária será na terça-feira, 6, às 18h.
Presidente da Câmara destaca projeto que contrata médico pediatra para São Sepé
O vereador Janir Machado (PP), presidente da Câmara, foi um dos mais entusiasmados com a notícia de que o município poderá contar em breve com mais um médico pediatra. A aprovação do projeto na manhã de quinta-feira, 1, durante sessão extraordinária, foi recebida com grande expectativa por partes dos vereadores, que votaram por unanimidade a proposição, em especial o presidente do legislativo, que desde a aprovação do projeto do plantão para as farmácias tem se dedicado a esta demanda. “Sabemos das dificuldades que existem mas nunca desistimos de uma necessidade tão importante para nossa comunidade”, afirmou o vereador.
Janir ressaltou ainda que desde o ano passado vem buscando alternativas para a vinda de um profissional para São Sepé. Chegou até mesmo a ir em cidades como Cruz Alta, Santa Maria e Caxias do Sul na esperança de conseguir um pediatra, mas não obtinha resultados positivos. No entanto, na última semana, as perspectivas mudaram com relação ao caso. O vereador Janir sinalizou ao hospital Santo Antônio que uma médica especializada em pediatria, que reside em Uruguaiana, na fronteira oeste do estado, demonstrou interesse em se mudar para São Sepé. “De imediato o vereador Maninho me colocou que o hospital era parceiro para a contratação e isso nos motivou a buscar recursos e apoio”, afirmou Janir, já que a médica poderá atender tanto na instituição hospitalar, quanto na rede municipal de saúde.
O presidente da Câmara ainda destacou que isto só foi possível devido a muitas reuniões entre a prefeitura, o hospital e o próprio vereador que intermediou soluções para a contratação de um pediatra. “Depois de muitas conversas conseguimos e já estamos trabalhando para que outro médico venha para cá para termos um plantão pediátrico permanente em nosso município para atender nossas crianças”, finalizou Janir, contente com a solução para um problema tão cobrado pela comunidade.
299 Visualizações, 1 Hoje