Palavra Afiada – Eduardo Vargas

Colunistas

Meca do Esporte I

São Sepé será a Meca do esporte amador entre servidores municipais, neste final de semana, no Encontro Esportivo entre Prefeituras (Enespref). O acampamento oficial do evento em que servidores de diferentes municípios do Estado confraternizarão será no CTG Índio Sepé. São esperadas duas mil pessoas nos dias do evento, que está ocorrendo desta quinta-feira até domingo. Em média, vinte Prefeituras gaúchas mandam representantes para as doze modalidades desportivas disputadas.

 

Meca do Esporte II

Reconhecida pelo bom trabalho que desempenha continuamente há cerca de uma década, a badalada Secretaria de Esportes de São Sepé tem sido procurada por gestores do Estado que buscam a receita para projetos que unam esporte, lazer e educação. Na verdade, a chave do sucesso é a inovação. Volta e meia, o time da pasta bola torneios e projetos que envolvam diferentes públicos da comunidade. Com isso, sempre a secretaria está dando o que falar.

 

Fusão

O PPS e a Rede poderão fazer uma fusão das siglas, para vencer a linha de corte da cláusula de barreira. No Rio Grande do Sul (e no Brasil), o PPS, do vereador Lauro Ouriques, é maior do que a Rede. Em São Sepé, a Rede não existe.

 

Sem coligação

A corrida por fusões entre partidos vai se intensificar a partir do ano que vem. A alternativa torna-se necessária para a sobrevivência das siglas por que a partir de 2020 disputas proporcionais, como por exemplo as candidaturas a vereadores, não aceitarão chapas com coligações. Partidos terão que atingir o coeficiente eleitoral apenas com seus postulantes aos cargos.

 

Juventude I

O Sindicato Rural e a Câmara de Vereadores de São Sepé organizaram uma parceria para oportunizar a alunos do curso Jovem Aprendiz Rural atividades de “vereador mirim”. Os alunos simularão a propositura de projetos e pedidos de providências, que serão sugeridos aos vereadores. A sessão com a gurizada será dia 20.

 

Juventude II

Decano na Câmara de Vereadores, o vereador do PDT Tavinho Gazen já havia estruturado a aproximação entre alunos e o Legislativo Municipal, em 2011, quando foi presidente da instituição. Trabalhista de cruz na testa, o político foca a atuação em projetos que valorizem a Educação e ações com a juventude.

 

Afinados

Em primeiro mandato, o presidente da Câmara de Vereadores Janir Machado, do PP, tem atuado com equilíbrio neste ano de vacas magras para o Poder Público em geral. Sempre que pode, o político articula saídas legislativas para a ginástica orçamentária do prefeito Léo Girardello. Em tempos de crise, é importante que a banda toque afinada.

 

Mudou de opinião

Em São Sepé, o movimento dos caminhoneiros foi um grande apoiador da candidatura de Jair Bolsonaro. Mas o amor do presidente eleito pela pauta dos caminhoneiros parece ter durado pouco. Menos de quinze dias depois da vitória do segundo turno, Jair Bolsonaro avaliou que é melhor que não exista uma política de tabelamento de preços do frete rodoviário. A notícia é do blog O Antagonista.

 

 170 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *