Depois de toda aquela atrapalhada do Governador do RS, em que através de um decreto impositivo do governo, estabelecia o recolhimento do IPVA 2020 em quota única obrigando a todos, inclusive seus próprios funcionários estaduais a pagar de uma só vez o IPVA, mesmo sem receber os salários atrasados. Pegou muito mal aquela decisão autoritária do governador e sem apoio político da própria base na Assembléia Legislativa, teve que recuar desistindo da tal cobrança.
No dia 12 de Dezembro finalmente o calendário do IPVA 2020 foi publicado com as correções estabelecidas pelo Governo do Rio Grande do Sul. A partir do dia 17 de Dezembro de 2019, o pagamento do IPVA já poderá ser efetuado nas agencias bancárias. Quem optar pelo pagamento antecipado terá um pequeno beneficio de desconto de 03%, assim como, os proprietários que forem pagar em parcelamento também terão abatimentos de 03, 02 ou 01% em janeiro, fevereiro e março de 2020.
Para obter o desconto máximo do IPVA, o contribuinte precisa levar em conta as demais vantagens como, a do bom motorista e bom cidadão. No entanto, isso já modificou muito, é quase uma propaganda enganosa do governo, porque os 15% de desconto para o bom motorista era para quem não tinha levado multa no último ano anterior ao pagamento do IPVA. Agora, é apenas para quem não levou multa nos últimos três anos, uma esperteza muito grande do governo. Da mesma forma o bônus de bom cidadão da nota gaúcha fiscal que já não atrai ninguém mais para essa pedalada governamental.
O Rio Grande do Sul é dos Estados da Federação que tem o IPVA mais caro do Brasil. Veja bem que o Estado de São Paulo reduziu em 3,54 % o valor do IPVA para o ano de 2020. Com isso, o Estado está arrecadando mais IPVA porque não ocorre evasão de recursos e os contribuintes que antes registravam seus veículos em outros Estados de IPVA mais barato, agora permanecem em São Paulo.
A opção mais sugerida aos gaúchos é emplacar seus veículos no Estado de Santa Catarina, que também é de IPVA com valores muito mais reduzidos do que este que estamos pagando ao Governo do RS. A sugestão é essa, transferir os veículos para Santa Catarina, até mesmo porque o dinheiro do IPVA e das multas não são aplicados em melhorias para o trânsito.
340 Visualizações, 1 Hoje