Campanha incentiva instalação de fossas sépticas em São Sepé

Ass. Imp. Pref. Geral São Sepé

Chamar atenção para a importância do saneamento básico. Este é o objetivo de uma campanha lançada pela Prefeitura de São Sepé no mês de fevereiro.

Através dos veículos de comunicação locais e redes sociais, a administração municipal busca atuar na conscientização dos munícipes para que instalem voluntariamente em seus domicílios, sistema de fossa, filtro e sumidouro. Trata-se de uma solução simples para o tratamento do esgoto doméstico que evita o lançamento de dejetos diretamente em córregos, rios, ou até mesmo em céu aberto.

Efluentes sem tratamento trazem problemas de saúde que atingem pessoas de todas as idades, em especial as crianças. Doenças como amebíase e giardíase, hepatite A e leptospirose são só algumas das que podem ser adquiridas pelo contato com micro-organismos patogênicos presentes no esgoto. Além disso, quando despejados nas águas, estes resíduos alteram a composição natural do ecossistema, causando danos para a fauna e a flora.

Saiba mais:

Fossas: as fossas sépticas ou sépticas são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico nas quais acontece a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. É uma maneira simples e barata de disposição dos esgotos.

Filtros: Os filtros biológicos são constituídos por uma câmara, podendo ter material granular ou não, que servem de suporte de fixação de micro-organismos aeróbios, responsáveis pela conversão e oxidação de matéria orgânica e nutrientes. Os filtros biológicos são operados em série, para maximizar a nitrificação.

Sumidouro: O sumidouro é a unidade de depuração e de disposição final do efluente  de tanque séptico. Para ser instalado é preciso levar em consideração o tipo de solo e a distância do lençol freático. O sumidouro é apenas usado onde não há rede coletora de esgoto.

 

 228 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *