Em meio a pandemia de Covid-19, a prevenção de uma outra doença infectocontagiosa não pode ficar esquecida. Estamos falando da gripe, cuja campanha de vacinação começa na próxima segunda-feira, 23.
A primeira etapa da ação, que este ano foi antecipada, tem como público-alvo idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde. A segunda fase começa em 16 de abril, e contempla professores; profissionais de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas
especiais. Haverá ainda um terceiro momento, com início previsto para o dia 9 de maio.
Em São Sepé, todas as unidades de saúde estarão vacinando. Por isso, os cidadãos devem procurar o posto de referência do seu bairro. Neste momento, a imunização contra o influenza é fundamental, já que pode minimizar impactos nos serviços de saúde – quanto maior for o número de pessoas protegidas, menor será a necessidade de atendimentos médicos. É importante ressaltar que a vacina da gripe não protege contra o Coronavírus. Portanto, quem receber a dose, deve continuar tendo os cuidados para a prevenção da Covid-19.
De acordo com a enfermeira Mercedes de Souza, da vigilância epidemiológica, os profissionais estão preparando mecanismos para evitar aglomerações durante a campanha. “Pedimos que a população venha se vacinar com tranquilidade. Senhas serão distribuídas para organizar o fluxo e não haver espera”, esclarece.
S E R V I Ç O :
O que: campanha de vacinação contra a gripe
Quando: de 23 de março a 22 de maio, com Dia D em 9 de maio
Onde: Nas unidades de saúde do município. Para se vacinar, o cidadão deve procurar o posto do seu bairro
Para quem: a primeira etapa contempla idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde
A vacina é eficiente contra o coronavírus: Não
178 Visualizações, 1 Hoje