A campanha de vacinação contra a gripe entra em uma nova etapa a partir desta quinta-feira, 16. Em São Sepé, a ação que já chegou a mais de quatro mil pessoas com mais de 60 anos terá continuidade em novo formato. De acordo com a enfermeira Mercedes de Souza, da equipe técnica de epidemiologia do município, o esquema foi pensado para otimizar o trabalho e evitar ao máximo, aglomerações nas unidades básicas de saúde.
As equipes de saúde prepararam orientações específicas para cada grupo apto a receber a imunização, mas uma delas vale para todos: paciência. Isto porque, o Ministério da Saúde libera pequenas quantidades da vacina semanalmente. Em 2020, como a campanha foi antecipada, o laboratório responsável pela produção não conseguiu entregar todas as doses necessárias de uma única vez. Informações sobre o estoque local são repassadas constantemente a partir dos veículos de comunicação oficiais.
Saiba como vai funcionar:
– Idosos: o esquema de vacinação domiciliar vai continuar até o fim da campanha para as pessoas com mais de 60 anos. Para isso, as pessoas devem continuar sinalizando suas casas com o pano branco. Quem ainda não recebeu a dose pode ligar para a sua unidade básica de referência e solicitar a visita da equipe. A orientação também vale para os idosos que moram em regiões onde os vacinadores já estiveram.
– Público alvo: a nova fase da vacinação contempla as forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e cobradores.
– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis: devem procurar a unidade básica mais próxima da sua residência. É necessário ter em mãos uma comprovação médica do problema ou prescrição atualizada.
– Policiais civis, militares, bombeiros e agentes penitenciários: serão imunizados em seus locais de trabalho. A população privada de liberdade receberá no local de cumprimento de pena.
– Caminhoneiros: a Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu uma parceria com a Cosetral, que está colaborando no chamamento e organização dos profissionais para receberem a vacina. Interessados podem entrar em contato com a cooperativa para mais informações. Os caminhoneiros também podem ir até a sua unidade básica de referência. Aos que estão em viagem, há a possibilidade de fazer a vacina em qualquer cidade brasileira. É necessário apresentar um documento que comprove o exercício da profissão, como carteira de trabalho, carteira de habilitação profissional, crachá.
– Vacinas de rotina das crianças: a vacinação de rotina está retomada a partir desta quinta-feira, 16. Ela ocorrerá exclusivamente no posto de saúde do centro, mediante agendamento. Para marcar, é necessário ligar no telefone (55) 3233-1485 das 7h às 10h45 e das 13h às 17h e falar com Jose. O responsável deverá levar somente a criança que será vacinada ao posto, sem outros acompanhantes.
205 Visualizações, 1 Hoje