Baitas
Não é de hoje que o degas aqui diz que há quatro revelações jovens positivas na política local: Fernando Vasconcellos, Matheus Leão, Marcelinho Santos e Marcelo Neves. Os dois primeiros, do PDT, têm sido peça chave nas políticas públicas da Administração Municipal. Nesta semana, com a inclusão de São Sepé na lista de contemplados do Auxílio Cultural, iniciativa do dinâmico vice-prefeito e presidente da Fundação Afif, e da aprovação de dois projetaços na Câmara de Vereadores, como a distribuição de absorventes nas escolas públicas e a criação do Banco de Ideias, os jovens trabalhistas orgulharam o núcleo duro e mais conservador do partido, que é um pouco resistente a esta mudança geracional na política. Por sua vez, Marcelinho Santos representa o PP mais tradicional, com pleitos relacionados as demandas do dia-a-dia, que vão desde solicitações de servidores municipais até projetos prometidos na campanha eleitoral, como a criação da Semana da Juventude. Um pouco mais velho, mas ainda com ânimo de moço, o médico e vereador Marcelo Neves escolheu a Saúde como sua bandeira de atuação. Nesse quesito também é cirúrgico: os pedidos de providência, encaminhamentos e deliberações junto ao Executivo são importantes, necessários e bem orquestrados entre o Hospital e a Secretaria de Saúde.
Nota Dez
Uma articulação regional entre o Hospital Santo Antônio e a Santa Casa de São Gabriel oportunizou o recebimento de um aparelho de tomografia computadorizada para atender os pacientes da região e principalmente de São Sepé. A dobradinha que tem feito sucesso na saúde local é formada pelos médicos Dwanny Fonseca e Maninho Pinto.
Referência
Desde o início do ano, o Hospital Santo Antônio está fazendo uma obra de ampliação, buscando oferecer serviços de exames de imagem, tomografia computadorizada, raio-x, ultrassonografia e mamografia, além dos consultórios para dentista e fisioterapia. O projeto é fazer de São Sepé um polo de referência regional na prestação de serviços médicos.
Mais recursos
Além da ampliação da prestação de serviços para o Sistema Único de Saúde, o Hospital Santo Antônio aumentou seus serviços com a Prefeitura de São Sepé, com o aumento de repasses do município no primeiro semestre do ano.
Tim-tim por tim-tim
A Câmara de Vereadores convidou o diretor do Escritório de Desenvolvimento Paulinho Nunes para prestar contas das atividades do primeiro semestre. Paulinho, que já foi presidente da casa, é hábil na comunicação e nas gestão do escritório. Apresentou resultados, metas, objetivos e os desafios para enfrentar o rescaldo da crise sanitária e econômica da pandemia. Entre as constatações dele está a dificuldade que o poder público está em compor a cesta básica, em função da alta dos preços dos alimentos. O foco, além da segurança alimentar, é a habitação social, desenvolvida em parceria com o Gabinete de Assessoramento Superior, que tem como chefe Claudiocir Ferreira, que é seu correligionário de PSB.
Tudo para melhorar
Conforme a Receita Estadual, o ICMS cresceu mais de 20% na microrregião que enquadra São Sepé, neste primeiro semestre. Entre as ferramentas para isso estão as políticas de combate à sonegação, feitas pelo Governo do Estado com apoio das Prefeituras. Em todo o Rio Grande do Sul, a arrecadação gaúcha do ICMS fechou o primeiro semestre com o valor de R$ 21,1 bilhões. Segundo analistas do setor, é um crescimento extraordinário. Se for observado somente o mês de junho, o mais alto da média, a receita gaúcha do ICMS cresceu 28,9%, atingindo R$ 3,4 bilhões. Esse dado repercutirá na definição do índice municipal de repasse do imposto estadual, que é divulgado nas próximas semanas. A expectativa da Prefeitura de São Sepé é a melhor possível, para um incremento de receita.
912 Visualizações, 1 Hoje