A Câmara de Vereadores aprovou em sessão ordinária desta terça-feira, 10, o projeto de lei que autoriza o Executivo a criar o Mercado Público Municipal, através do Escritório de Desenvolvimento. A proposição já tinha sido apresentada aos parlamentares em julho no auditório da Fundação Cultural, quando foi exposto de que forma se daria a construção do projeto na comunidade.
Desde o início do ano, por orientação do Ministério Público, a prefeitura vinha sendo orientada a buscar um local adequado para abrigar os comerciantes que possuem as bancas no “camelódromo”, situado na Rua Lauro Bulcão, entre as ruas Coronel Veríssimo e Plácido Chiquiti. Além disso, outros quatro pedidos para instalação de comércio informal haviam sido protocolados, sendo indeferidos pela prefeitura.
Com base na orientação do MP, o Executivo buscou alternativas para alocar os comerciantes. A proposta prevê que o Mercado Público seja instalado na Rua 7 de Setembro, na antiga rodoviária de São Sepé. O local estruturado abrigará 17 bancas padrões, praça de alimentação, espaço para food trucks, banheiros públicos, segurança entre outros atrativos.
O diretor de Desenvolvimento, Leandro Gonçalves, vem trabalhando na ativação desse projeto que agora aprovado, será sancionado pelo prefeito João Luiz. “ Vale lembrar que todos os comerciantes informais serão, com a regulamentação do mercado público, devidamente formalizados, com o apoio da Sala do Empreendedor”, destacou Leandro, explicando que desta forma, os trabalhadores terão maior respaldo trabalhista e do poder público para desempenhar suas funções.
Em abril, o vereador Renato Rosso (PP) protocolou na Câmara um pedido de providências solicitando que a prefeitura disponibilizasse o local da antiga rodoviária para a criação do mercado público.
Câmara de Vereadores de São Sepé
Mateus Friedrich Barreto/Jornalista
MTB/MT: 0002019
842 Visualizações, 1 Hoje