Formigueiro busca inserir aulas de música nas escolas

Cultura Educação Formigueiro Geral

Realizada no último dia 9, na Prefeitura de Formigueiro, uma reunião com Jocelvio Cardoso, o Xirú, prefeito formigueirense, Isabel Fantinel, secretária municipal de Educação, e com Protógenes Solon de Mello, músico e professor de Restinga Sêca, para trocar ideias e planejar projetos de possíveis aulas de música nas escolas da rede municipal para o próximo ano.

Como apenas um projeto inicial sobre as aulas de música, a intenção é de implementar o turno integral nas escolas no ano letivo de 2022, iniciando o cumprimento de uma meta do plano nacional e municipal de educação. Nesta questão, a Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista possivelmente será o primeiro educandário a ter o turno integral implantado. Este sistema tem estabelecido que os alunos devem permanecer no colégio por, no mínimo, sete horas diárias. Uma das várias atividades a serem colocadas em prática neste método de ensino seriam aulas musicais, desenvolvidos por meio do professor Protógenes. O local onde as aulas de música irão acontecer ainda não está definido.

“A gente admira muito o trabalho do professor Protógenes e é um sonho trazer ele para cá para desenvolver o projeto em nosso município. Estamos pensando e amadurecendo esta ideia para oferecer essa atividade em 2022”, destaca Isabel em entrevista à Rádio Integração.

A grade curricular do próximo ano já tem algumas mudanças, por conta de projetos de melhoria, como às três horas-aulas de educação física e também o ensino da cultura tradicionalista gaúcha nas escolas municipais que foram aprovadas recentemente pelo Poder Legislativo de Formigueiro.

– Protógenes Solon de Mello

O restinguense Protógenes é músico acordeonista e professor de música há quase 60 anos. Em suas aulas, ele ensina seus alunos a tocarem violão, teclado e flauta.

O músico já se apresentou mais de 700 vezes, uma das suas principais exibições ocorreu no ano de 1979 durante recitais organizados pela primeira-dama do Estado de Minas Gerais. Já no ano 2000, Protógenes foi o único músico brasileiro autorizado pelo Ministério do Esporte e Turismo a fazer uso da logomarca do V Centenário do Descobrimento do Brasil, em 500 recitais.

Ele também fez apresentações em quatro países num só dia em percurso via terrestre. São eles: Paraguai, Argentina, Brasil e Uruguai, segundo o Guinness World Records (livro dos recordes mundiais).

Rádio Integração FM 98.5

Foto: Prefeitura de Formigueiro

 239 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *