Durante o mês de agosto, a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, através do Programa TEAcolhe/RS, abriu um edital para a seleção de centros macrorregionais e regionais de referência ao TEA – Transtorno do Espectro do Autismo. O município de São Sepé encaminhou propostas para os dois modelos, sendo selecionado para a implantação de um Centro Regional de Referência.
Com isso, o Centro de Atendimento ao Autista Daniela Neves Righi receberá o repasse mensal de R$ 20 mil durante o período de 60 meses. A coordenadora do Centro Municipal, Janine Oliveira da Silva, ressalta o entusiasmo em que receberam a notícia da habilitação. “O Programa TEAcolhe era um desejo da equipe, e agora é realidade. Certamente, é um divisor de águas no atendimento ao nosso público e já caracteriza um marco para a Administração Municipal”, acrescentou.
A partir de agora, o município trabalha nos detalhes finais do processo para que o convênio seja assinado em breve. “O Centro Municipal é muito importante para nossa cidade, pois possibilita que as famílias encontrem terapias para seus filhos sem precisar se deslocar a outras cidades. Para as famílias a novidade de São Sepé ser um Centro Regional para TEA nos traz a possibilidade de que sejam ampliados os atendimentos/terapias, uma vez que é de suma importância a estimulação dia a dia para o tratamento das crianças dentro do espectro autista”, destacou a Presidenta da AFAPASS – Associação das Famílias e dos Apoiadores das Pessoas com Autismo de São Sepé, Débora Dalcin Fernandes.
Ainda conforme Janine, o valor possibilitará a ampliação da carga horária de profissionais, formação permanente da equipe e intensificação do trabalho em rede. “Agradecemos em especial ao Gabinete de Assessoramento Superior, que impulsionou nossa participação no processo seletivo”, concluiu.
Informações: A. I. Prefeitura Municipal
650 Visualizações, 1 Hoje