Cultura, educação e esporte estiveram entre os destaques do ano nas Unidades Sesc de Santa Maria, Santiago e São Sepé

Cultura Educação Esportes Geral Região São Sepé

Capacitações para professores, campeonatos esportivos em cinco municípios e exposição em parceria com o MASM foram algumas das ações de 2021

Em um ano de retomada das atividades presenciais, as unidades do Sesc de Santa MariaSantiago e São Sepé apostaram em atividades culturais, esportivas e de capacitação docente para se reaproximar do público e seguir cumprindo a missão de cuidar, emocionar e fazer as pessoas felizes. Em fevereiro, o “Seminário Sesc de Educação e Conhecimento no Século XXI: Fazeres e Saberes Possíveis” contou com a participação de 5.354 professores da rede pública de 16 municípios. Já o “Fórum Sesc de Educação, História e Cultura Indígenas e Afro-brasileiras na Escola: Percursos e Desafios” proporcionou reflexão e compartilhamento de saberes para 2.337 educadores de 12 cidades.

Na área da Cultura, o Teatro a Mil foi realizado de forma virtual nos meses de agosto, setembro e novembro, chegando a mais de 3 mil alunos da rede municipal de Formigueiro, Nova Palma, Santiago e Júlio de Castilhos. Dentro do projeto Sesc Dramaturgias, o ilusionista Ricardo Malerbi ministrou, em novembro, a oficina gratuita “Primeiros Passos Invisíveis”, que trabalhou técnicas, montagem de cenas e a concentração na arte da mágica. As artes visuais foram contempladas pela parceria com o Museu de Arte de Santa Maria (MASM), que possibilitou a exposição do trabalho de vários artistas no hall de entrada do Sesc Santa Maria, e pela mostra “Dicotomia: Luxo x Lixo”, da pintora santa-mariense Simone Rosa, na Galeria Virtual do Sesc/RS.

Entre as atividades esportivas, campeonatos de futsal, vôlei e futebol em Júlio de Castilhos, de futsal em Toropi e Pinhal Grande e de futebol 7 em Itaara e Nova Esperança do Sul reuniram mais de 100 equipes e 1,5 mil atletas, enquanto os Estúdios de Pilates em Santa Maria e Santiago atenderam mensalmente mais de 150 pessoas. Nas atividades da Ação Social, o Mesa Brasil Sesc distribuiu por volta de 305 toneladas de alimentos em 106 entidades – beneficiando cerca de 12 mil pessoas em 13 municípios -, a Maturidade Ativa atendeu aproximadamente 100 idosos nas três Unidades da região, e vários voluntários de todo o Brasil foram capacitados por meio do Curso Online de Voluntariado.

Com uma proposta pedagógica que entende a criança como sujeito ativo e protagonista do seu processo de conhecimento, a Escola Sesc de Ensino Fundamental abriu em 2021 sua primeira turma em Santa Maria, contando com 23 alunos neste ano letivo. O Sesquinho, responsável pela Educação Infantil, atendeu 102 crianças em turno integral, oferecendo alimentação, material escolar e uniforme, além de bolsas de estudo por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG).

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade e das empresas gaúchas. “Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e estão fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas e de empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Desde 2020 disponibilizamos nosso apoio também de forma virtual para continuarmos próximos dos gaúchos”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn. O dirigente lembra ainda que o portal Perto de Você segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social. 

 581 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *