Palavra Afiada

Colunistas Geral

Assembleia da FAMURS
Os prefeitos de todo o Rio Grande do Sul, inclusive o sepeense João Luiz Vargas e o vilanovense Sérgio Coradini, estão, desde ontem, na Assembleia de Verão da FAMURS em Torres, que acontecia sempre em janeiro, mas foi transferida para esse final de semana em função dos atrasos da pandemia. Lá, os gestores ouviram do vice-presidente Hamilton Mourão que o Governo Federal está se esforçando para manter em dia os repasses da União, e que a economia está se recuperando. O líder da Confederação Nacional dos Municípios Paulo Ziulkoski foi enfático nas críticas à forma de distribuição de recursos por parte dos governos estadual e federal.


Pisos Salariais
Com o capricho técnico que lhe é peculiar, o municipalista Paulo Ziulkoski apresentou pareceres e posicionamentos quanto aos tão discutidos pisos salariais, principalmente ao do Magistério, que impactará significativamente o orçamento dos municípios a partir de 2021. No documento apresentado pela CNM, a média salarial dos 97 mil professores do Brasil é de cerca de R$ 6 mil, ou seja mais de dois pisos. A discussão de Ziulkoski é que os municípios deverão alterar os Plano de Carreira, uma vez que quase todos foram criados antes da implantação do Piso Nacional.


Debate dos Pré-Candidatos
Mediado pela jornalista da Zero Hora Rosane de Oliveira, a FAMURS organizou ontem o primeiro debate dos pré-candidatos a governador do Rio Grande do Sul. Incógnita do xadrez político, o MDB não enviou representante para o debate. Já o PDT, que ensaia Romildo Bolzan como candidato, foi representado pelo presidente estadual da sigla, Ciro Simoni. Por ter maior número de prefeitos no Estado, o PP foi o mais cortejado. O senador Luis Carlos Heinze, que já fechou chapa com o PTB, foi aplaudido efusivamente quando chegou ao auditório, no momento em que palestrava o vice-presidente Hamilton Mourão.


Pinga Fogo
O prefeito João Luiz Vargas apresentou-se, novamente, na Câmara de Vereadores, para responder perguntas e receber sugestões dos vereadores. A maior crítica foi a limpeza da cidade. O prefeito garantiu que até o aniversário de São Sepé, na última semana de abril, a cidade estará com a zeladoria totalmente em dia. Para os eventos de páscoa, as regiões centrais também devem estar com grama aparada.


Aquela Dívida
As críticas da oposição na Câmara de Vereadores ao descumprimento da lei que limita percentual do orçamento com a Folha de Pagamento da Prefeitura foram silenciadas quando o prefeito João Luiz Vargas revelou que assumiu em 2021 com valores da folha salarial de férias dos professores atrasados de 2020. Em 12 meses, o Executivo acabou pagando as férias do magistério de 2020 e 2021, que fez o gasto com “pessoal” aumentar.


Pauta das Associações
A mobilização com as Associações Comunitárias que a Prefeitura fez a partir do ano passado começou a gerar frutos. No Bairro Kurtz, por exemplo, o líder comunitário Aramis Leão apresentou ao Executivo Municipal várias reivindicações. Dentro da política de valorização de espaços públicos, Aramis sugeriu um projeto de construção da praça junto à Caixa D’água da CORSAN.


Fechando Questão
O MDB Estadual está batendo cabeça para escolher um candidato a governador. Com rejeição na velha guarda, o jovem e dinâmico deputado estadual Gabriel Souza – preferido do governador Eduardo Leite, inclusive – ia sofrer uma puxada de tapete com a empurrada com a barriga da convenção, que será nesse próximo domingo. O nome mais tradicional era do deputado federal Alceu Moreira, depois foi sondado José Ivo Sartori. Ambos desistiram da disputa. Depois, ensaiaram o vereador de Porto Alegre e ex-prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer para que entrasse na disputa. Schirmer até ontem não tinha se organizado para entrar em campo. Sem adversários, Gabriel deve ser escolhido, pelo diretório, depois de amanhã, na convenção.


Bons para o Hospital
Os deputados emedebistas Beto Fantinel e Osmar Terra estão super alinhados com o vereador Maninho Pinto. Na semana passada, a pedido do vereador, foi indicada uma emenda de R$ 400 mil para o Hospital Santa Antônio. O recurso virá para custear os serviços, e é uma excelente notícia para São Sepé.

 601 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *