Nova CNH, expedição física ou digital

Colunistas Geral Informativo São Sepé

O novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação já iniciou a ser expedido com base em uma Resolução do Conselho Nacional de Trânsito. De acordo com essa Resolução, não há necessidade de imediata troca pelo novo modelo, no entanto, existe a possibilidade de antecipar a renovação e é isto que vem ocorrendo em todo o País. A substituição é para ser gradativamente feita no momento de renovação dos exames, ou no momento de alguma alteração de dados de acordo com a legislação e os próprios critérios de idade das pessoas. Portanto, existe sim a possibilidade de solicitar a troca pelo novo modelo, mesmo que não esteja na época de renovação dos exames, para tal, basta pagar as taxas de expedição e demais custas previstas na legislação.

Em alguns Estados e no Distrito Federal ainda não estão fornecendo o novo documento de forma digital, somente impresso. As autoridades de trânsito esclarecem a população que o novo modelo de habilitação, não invalida o atual. A expedição no modelo digital só será possível se o requerente já possuir o cadastramento biométrico nos respectivos órgãos de trânsito.
Esse novo modelo é comprovadamente muito seguro com a consistência de elementos gráficos que impedem a falsificação. Além disso, a primeira coluna traz a categoria da habilitação, seguida por uma figura de automóvel e a indicação se o dono do documento está habilitado ou não à dirigir aquele tipo de categoria de veículo. Os condutores autônomos e demais que exercem a categoria remunerada também constam das informações, assim como, as restrições médicas.

Condutores na chamada categoria provisória estarão sendo identificados pela letra “P” e os com carteira definitiva pela letra “D”. A outra identificação rápida da CNH, é pelo QR Code, já disponível nos documentos atuais. Ela virá em três idiomas, Português, Inglês e Espanhol, isso tudo para facilitar a identificação e fiscalização do trânsito.

O Ministério da Infraestrutura informa que o novo documento tem mais dispositivos de segurança evitando adulterações e fraudes nos documentos. Então, os condutores não precisam ter pressa, neste momento é direcionada a nova carteira para aqueles que estão fazendo os cursos e com os processos de habilitação em andamento, ou também nos casos específicos de trocas de categorias.

Então, aí está a nova habilitação, moderna e segura, melhor ficará nas mãos de condutores mais responsáveis e que respeite as normas de trânsito. Para reduzir o número de acidentes violentos e com mortes no Brasil, três fatores precisam andar juntos: A- Condutores bem qualificados B- Rodovias em bom estado de conservação C- Fiscalização rígida nas rodovias e Perímetros Urbanos.

 4,533 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *