Novo Ensino Médio em ação com a Feira das Trilhas do CIEP

Destaque Educação Geral Informativo São Sepé

Na quinta e sexta-feira, 8 e 9 de setembro, foi realizada a Feira das Trilhas do Novo Ensino Médio. O evento aconteceu na quadra de esportes da Escola Estadual de Educação Básica Francisco Brochado da Rocha – CIEP e contou com a participação de alunos das turmas 101, 102 e 103, que tiveram a oportunidade de conhecer como será o novo formato de aprendizagem bem como as metodologias, na teoria e na prática.
“Foi uma atividade diferente e interessante porque motivou os alunos a ter mais interesse em aprender”, destacou a aluna da turma 101, Ana Laura Ferreira Rodrigues.
De acordo com a equipe diretiva, o evento foi organizado de maneira dinâmica pelos professores de cada área com apresentações envolvendo os novos componentes curriculares bem como seus objetos de conhecimento relacionados com as possibilidades de interesse e escolha profissional de cada aluno. As trilhas de aprendizagem são divididas em áreas de conhecimento, são elas: Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
“Foi muito bom, pois tivemos uma ideia do que poderemos fazer no futuro. Porém foi muito rápido, não tivemos tempo de aprofundar os conteúdos que vamos aprender. Os professores também vão aprender muito com essas trilhas”, afirmou o aluno da turma 102, Davi Vasconcelos Pinto.
A coordenadora pedagógica, professora Mariana Guidotti Linhares, destacou a importância do novo modelo de aprendizagem: “Eu acredito que o Novo Ensino Médio trará benefícios por meio das práticas. As trilhas de aprofundamento farão com que o aluno tenha possibilidade de ter contato com os objetos de conhecimento de uma forma mais prática, e com que ele perceba a importância desses conteúdos na sua vida”. A coordenadora afirmou ainda que este novo formato de ensino possibilita que os alunos ampliem suas perspectivas, optando pela sua área de interesse para que os estudos se tornem mais atrativos e, ao concluir o ensino médio eles sintam-se aptos a ingressar no mercado de trabalho e também para escolher entre as diversas possibilidades de qualificação profissional dentro de sua área de afinidade.
De acordo com o cronograma da escola, a divulgação das trilhas de aprendizagem continuará com os professores durante as aulas, até a data em que os alunos escolherão a trilha de maior interesse. A previsão, de acordo com o cronograma de itinerários formativos da Seduc, é que essa escolha acontecerá em outubro.

CIEP ligado no futuro profissional de seus alunos – A pauta, o levantamento de informações, registro audiovisual e entrevistas que culminaram neste release foi uma produção da aluna Ana Carolina Ferreira Costra, da turma 202, com orientação e revisão da Professora de Inglês e Jornalista, Carol Petrin (MTE 17.708/RS). “É uma oportunidade da nossa aluna ter conhecimento de como é a prática do jornalismo e já ir aprimorando as habilidades que envolvem esta área”, destacou a professora.

 717 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *