Clonagem das placas do Mercosul

Colunistas Geral

Muitos proprietários de veículos, entre eles, os que fazem parte do acordo internacional denominado Mercosul, gostariam de registrar seus veículos com as placas unificadas. No entanto, segundo a publicação de uma matéria da Associação Nacional dos Fabricantes de placas veiculares, as placas do Mercosul, facilitam a “clonagem” em todos esses países do acordo internacional. No Brasil a história começa em 06 de Março de 2018, quando o Diário Oficial da União publicou a Resolução nº 729/18 do CONTRAN. O documento com 26 páginas, “um exagero” tentava regulamentar com toda a segurança o novo modelo de placas para veículos brasileiros.

Essa Resolução durou pouco mais de um ano e os problemas começaram a surgir. Veja a seguir a quantidade de outras Resoluções que o CONTRAN expediu para retirar itens importantes e descaracterizar o “sistema de segurança” constante na primeira Resolução:

A primeira Resolução nº 729/2018, com a completa versão original e todos os itens de segurança de fabricação para as placas do Mercosul.

A segunda, Resolução nº 741/2018, altera a primeira e retira o lacre de segurança das placas do Mercosul. Foi feita substituição pelo uso do QR Code, que reduziu o sistema de segurança.

A terceira Resolução, nº 748/2018, determina a retirada da bandeira do Estado onde o registro era feito e também o Brasão do Município, sendo considerado por especialistas que é mais um enfraquecimento do sistema de segurança e dificuldades de fiscalização por parte dos Órgãos de Segurança.

Quarta Resolução, nº 780/2019, decretação de mais limpeza de itens de segurança nas placas do Mercosul. (Exclusão de sinusoidais e inscrição com efeito difrativo).

A Associação Nacional dos Fabricantes de Placas, ajuizou no Supremo Tribunal Federal uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o teor desta Resolução nº 780/19 expedida pelo CONTRAN, com o objetivo de anular o artigo 10 da mencionada Resolução. O grande problema, segundo a Associação é a liberação de qualquer pessoa ou empresa para fabricar placas e estampar através de meros credenciamentos no CONTRAN, sem processos de licitações. A referida Associação afirma que aumentou, “proliferou” o número de fabricantes de placas do Mercosul e os próprios Departamentos Estaduais de Trânsito, também perderam o controle do fornecimento dessas placas.

Seguem as denúncias de que é muito fácil falsificar as placas do Mercosul, pois o uso do QR Code como item de segurança enfraqueceu todo o sistema. “Essas máquinas clandestinas, simplesmente usam uma máquina de serigrafia para colocar nas placas clonadas um código qualquer e sem validação, por isso a grande facilidade das quadrilhas clonarem as placas do Mercosul diz Reinaldo Paiva, dono da SP Blanks, fabricante de placas.

 678 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *