Política da semana

Colunistas Geral

Obra y Obra
Um pacotaço de obras de urbanização está sendo feito pela Prefeitura de São Sepé. Hoje, inaugura o Parque da Théo, um espaço de lazer e esporte para a comunidade do Bairro Tatsch. O trabalho coletivo do Escritório de Desenvolvimento, da Fundação Afif Jorge Simões Filho e da Secretaria da Infraestrutura e Secretaria da Educação concluiu a obra, que fica junto à escola Padre Théo. A meta do Governo Municipal é colocar um espaço adequado para prática de lazer e esporte em cada região da cidade, deixando assistido todos os bairros.

Vila Block
A pracinha da Vila Block vai receber investimentos também. A pedido do sub-prefeito Clécio Pigatto, o projeto já está sendo feito. Além da praça, a ideia é qualificar também a quadra de esportes.

Mais Limpeza
A grande pedra do sapato da Prefeitura tem sido a manutenção dos espaços. Com mais locais, é necessário mais atendimento de capina, roçada e manutenção periódica da iluminação. Para baratear o custo com isso, está sendo organizado pelo GAS – Gabinete de Assessoramento Superior, projetos para iluminação em LED, que reduz o custo com energia elétrica, e uma disposição melhor e ampliação das equipes de capina. O sonho do prefeito João Luiz Vargas é a retomada do projeto Novos Caminhos, criado no início dos anos 2000 pela ex-prefeita Júlia Vargas, que aliava manutenção e asseio da cidade com capacitação para pedreiros, jardineiros e serventes. Para sair do papel, com apoio do Governo do Estado, João Luiz tem mantido contato com o Secretário Estadual da Assistência Social Beto Fantinel, que estuda a implantação desta política pública em escala estadual. Seria um golaço na gaveta.

Vidraça
Depois de ser pedra por muito tempo, Lula virou novamente vidraça. Mal passou um mês da posse, já está sendo atacado até por quem – em tese – não costuma atacar. Essa semana, o ex-presidente Michel Temer, conhecido pelo tom conciliador e a gentileza no trato, admitiu ter “se cansado” de ouvir acusações mentirosas de que promoveu “golpe” contra Dilma Rousseff. Cansou tarde, porque esse mantra é citado pelo PT – e pelo degas aqui – desde 2016. Desta vez o ataque veio pelo presidente Lula, durante sua viagem ao exterior. Em contragolpe, Temer enumerou as realizações do seu governo no Twitter, e até exortou Lula a descer do palanque e começar a governar.

Ex-Golpe
Deu bate-boca entre bolsonaristas esta semana. O senador Marcos do Val disse na imprensa que iria renunciar pelas pressões de Bolsonaro para um golpe visando mantê-lo no poder. Ontem, o mesmo senador recuou em sua fala à Rede Globo e à revista Veja e disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro não tentou coagi-lo a dar um golpe de Estado. Ele disse que nem esteve com o presidente e que a conversa sobre golpe foi com o deputado Daniel Silveira. Em entrevista à revista Veja, publicada esta semana, Do Val disse que foi chamado para uma reunião na Granja do Torto na qual foi discutida a possibilidade de um golpe de Estado. A proposta envolvia não desmobilizar os acampamentos bolsonaristas e gravar, sem autorização judicial, alguma conversa que comprometesse o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. É golpe acima de golpe.

Nova Eleição
O deputado estadual Pompeo de Mattos, do PDT, foi eleito como suplente para a Direção da Mesa da Câmara Federal, depois de ter sido escolhido por seu partido, o político disputou entre todos os deputados para o cargo, obtendo 398 votos dos 513 deputados. Ele participou da chapa multipartidária encabeçada por Arthur Lira, do PP.

Começou mesmo
Depois de um janeiro calorento, em que a política local quase não gera pauta, o fevereiro iniciou fervendo. O presidente da Câmara de Vereadores, Matheus Leão, do PDT, começou o mês fazendo reuniões de alinhamento e programando as pautas para 2023. Com a experiência da pedetista Zilca Camargo, ex-presidente da Casa, e a obstinação do jovem Marcelo Santos, do PP, Matheus já mostrou que vai conduzir o trabalho no melhor estilo “Leão”: conciliando e trabalhando quieto.

 1,983 Visualizações,  10 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *