PREFEITURA CONCLUI INSTALAÇÃO DE KITS DE SANEAMENTO BÁSICO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE IPÊ

Ass. Imp. Pref. Geral São Sepé

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Infraestrutura e Secretaria da Saúde, realizou a instalação de Kits Saneamento Básico para a Comunidade Quilombola do Ipê. De 15 famílias cadastradas, 14 foram beneficiadas com os novos kits, isto porque em visita local e levantamentos, verificou-se que apenas uma casa possuía este sistema de tratamento de esgoto. Agora todos terão tratamento adequado.
Os kits são compostos de um filtro anaeróbico de 325 litros, uma fossa séptica de 325 litros, em torno de 15 metros de tubo 100mm para distanciamento das residências e pequenos componentes como uniões, fitas, cola e demais itens para instalação.
O recurso para aquisição do material provém da Secretaria da Saúde por meio do Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) e os serviços de instalação ficaram a cargo da Secretaria de Infraestrutura ( Setor de Agricultura e Meio Ambiente).
O atendimento à comunidade para implantação de saneamento básico faz parte de um processo civil do Ministério Público Federal, que cobrava ações efetivas desde 2013 e que depois de 10 anos está sendo implantado na comunidade. A ação também contou com o trabalho da EMATER e Vigilância Ambiental e Sanitária.
No dia 6 de junho, acontece uma reunião de orientação e entrega das fossas sépticas a comunidade, na sede da Associação do Ipê, antiga Escola Cel Emiliano B. Pereira, onde estarão presentes representantes da Administração Municipal, COMDEMA e EMATER.

 301 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *