Táxi sem motorista?

Colunistas Geral

Essa ideia assusta, mas é real em São Francisco, na Califórnia. As próprias autoridades ficaram muito apreensivas com essa possibilidade de liberação dos táxis automatizados, mas em uma decisão apertada, por 3 votos favoráveis e 1 contrário, a Comissão de trânsito e viação da Califórnia aprovou a circulação dos táxis sem motoristas. Veja bem, estamos falando de veículos elétricos automatizados com emprego de pura inteligência artificial. Atualmente circulam na Califórnia cerca de 350 táxis automatizados.

São Francisco deve se tornar a primeira cidade dos Estados Unidos onde os táxis sem motoristas poderão circular livremente pelas ruas e transportar passageiros sem restrições. Os veículos automatizados já estão sendo vendidos em escala comercial pela Cruise, subsidiária da General Motors. Grande parte da população ainda está com muito medo, pois alguns transtornos aconteceram e comprovadamente o “sistema de inteligência artificial” paralisa em determinadas situações.
Os veículos inteligentes, se deram mal e paralisaram ao encontrar obstáculos nas ruas como fios de redes telefônicas e elétricas parcialmente caídas, gerando o maior congestionamento de circulação viária. A população da Califórnia não poupou críticas às autoridades e afirmou que o novo modelo é de grande risco para a população.

Enquanto isso, no Brasil, já temos o domínio dessa nova tecnologia e tanto automóveis, quanto veículos de transporte de passageiros já estão sendo apresentados com o maior sucesso. Aqui no Rio Grande do Sul, a empresa Marcopolo de Caxias do Sul, apresentou na semana passada ao público o micro-ônibus denominado “Volare Attack 8” de 21 lugares, totalmente com domínio da inteligência artificial. Ele é composto por sete sensores artificiais e câmeras próprias do sistema de navegação via GPS. A circulação também é sem motorista.

Por fim, não dá para duvidar da existência dessa nova tecnologia, lembram que os duvidaram da chegada do homem à lua? Todos ficaram desmoralizados com o decorrer do tempo, pois agora os Indianos já planejam desembarcar no sol. Quanto aos táxis sem motoristas, eu prefiro aguardar um pouco mais, pois tenho medo como a população da Califórnia, prefiro continuar pegando o táxi do Clóvis ali na estação rodoviária que já confio no motorista.

 4,715 Visualizações,  10 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *