AAPECAN DE SANTA MARIA VISITA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE E FIRMA FUTURAS PARCERIAS

Ass. Imp. Pref. Geral São Sepé

Na última quarta-feira, 11 de outubro, a Secretária Municipal da Saúde, Carla Pinto, juntamente com os membros da gestão receberam a visita dos servidores da AAPECAN – Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, de Santa Maria. Estiveram presentes o Assessor de Comunicação, Deivid Pazatto, a Assistente Social, Andressa Moreira, e a paciente sepeense acompanhada pelo local, Lirane Aires.
O intuito da visita foi explicar sobre o local e os serviços ofertados e firmar parcerias futuras entre a Prefeitura Municipal de São Sepé e a Associação.
A AAPECAN é uma organização sem fins lucrativos, que possui 15 unidades de atendimento, sendo 11 Casas de Apoio no Rio Grande do Sul. A Unidade de Santa Maria atende pessoas com câncer, residentes no município e região.
A associação oferece acolhimento com assistentes sociais, psicóloga, nutricionista e advogado, grupos de apoio e oficinas, e além disso, os usuários de outros municípios contam com hospedagem, transporte e refeições. No encontro em São Sepé, foi explanado pelos servidores como funcionam as ações do local, como pode ser realizado o cadastro e extremamente enfatizado a importância do local e o trabalho em conjunto com os municípios para um bom andamento do tratamento e acompanhamento dos pacientes.
“Tenho 50 anos, tive câncer de mama e fiz a retirada de todo o seio. Fiz 6 sessões de quimioterapia, 30 sessões de radioterapia e hoje faço tratamento via oral. Foi um momento muito difícil pra mim quando fui diagnosticada, tive que ser forte e lutar para me curar. Passei por momentos de muita tristeza, me sentia sozinha, mesmo com minha família me dando apoio. Como o tratamento era em Santa Maria, conheci a AAPECAN, onde hoje sou usuária e eles são minha segunda família. Fui acolhida com carinho, humanismo e conforto. Recebi cestas básicas, ajuda para ir ao HUSM, auxílio jurídico, psicóloga, assistencial, grupos de apoio e consegui dar a virada para aceitar, fazer o tratamento e ficar curada, sempre com acompanhamento no HUSM. Mas graças a Deus estou bem, só tenho gratidão”, salientou Lirane.

 220 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *