Algodão entre Cristais

Colunistas Geral

Na tensa pauta da Saúde, a Prefeitura de São Sepé conta com a gestão eficiente e mão-de-ferro da secretária Carla Pinto. Em dois anos, Carla revolucionou a Secretaria da Saúde, com obras, políticas públicas modernas, igualdade no atendimento e, principalmente, fiscalização de custos e serviços. O estilo, porém, gera alguns desgastes, principalmente com aqueles que estavam acostumados com o modo anterior de gestão, sem tanto controle das ações. Comunicar bem à população a necessidade de rotinas e cronogramas, e valorizar a aposta na Saúde Preventiva sempre foi o desafio da Prefeitura. Para melhorar a relação institucional da Secretaria da Saúde, foi nomeado, na semana passada, o ex-vice prefeito Wolney Vasconcelos como secretário adjunto. Já que na técnica a coisa está ótima, o foco agora é ajustar uma melhor comunicação política no setor.

Experientes
Junto com a juventude com pouca experiência que trabalha na Prefeitura, agora somam-se expoentes políticos que são referência há vários governos. Além do vetusto João Luiz Vargas, com quase 50 anos de vida pública, a equipe da Administração Municipal conta ainda com Paulo Joel Leão, que é ex-prefeito, além de dois ex-vices prefeitos: Kéio Santos e Wolney Vasconcellos. Integrando o time da velha guarda, Nassif Schmidt e Onéssimo Curto, ex-presidentes da Câmara de Vereadores.

Capacita 11
O PP vai se mobilizar para capacitar pré-candidatos e lideranças partidárias para as eleições do ano que vem. No próximo dia 1º de Dezembro, o partido realizará o evento Capacita 11, na Fundação Afif com início às 19 horas. O principal assunto a ser abordado é o desafio da comunicação digital nas eleições, e contará com palestras do jornalista Giuliano Thaddeu e do ex-secretário de comunicação do ex-presidente Jair Bolsonaro, Mateus Colombo.

Promoção da Igualdade Racial
No dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, a Prefeitura de São Sepé sancionou a lei que criou em São Sepé o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR). O palco do evento foi o Clube Visconde do Rio Branco, histórico espaço de defesa da pauta. O presidente do Clube, Elpídio Santana, é um ícone da luta pela igualdade e é considerado figura social relevante pela postura, opinião e independência nas suas ações. Na oportunidade, o prefeito João Luiz Vargas e o vice-prefeito Fernando Vasconcellos anunciaram que utilizarão o Visconde para atividades culturais da Prefeitura, valorizando o clube.

Referência
Amanhã, 25 de novembro, São Sepé será palco da Primeira Capacitação do SINAPIR da Região Centro Rio Grande do Sul. Quem articulou isso foi o geógrafo Laziê Lopes. Sua esposa Isadora Bispo é coordenadora nacional do SINAPIR, em Brasília, e assessora direta da secretária nacional da Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial, Ieda Leal. O evento acontece às 17h30, no Clube Visconde do Rio Branco e será voltado para Gestoras e Gestores da Promoção da Igualdade Racial e representantes do município e região.

Baita Pauta
O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) tem como objetivo a implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades raciais no Brasil, com o propósito de garantir à população negra, cigana e indígena a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e as demais formas de intolerância. A pauta foi discutida desde 2021, pelo Escritório da Cidadania, mas saiu do papel somente este ano.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *