Vai dar com burros n’água a denúncia de que está irregular o reajuste dos funcionários da Câmara de Vereadores, relativos aos anos da pandemia. Apuração feita demonstra que a informação não era verdadeira. Hábil nas formalidades, a assessoria técnica do Poder Legislativo já tinha atentado de que o pagamento só seria possível com lei aprovada. Portanto, não houve falha administrativa. A Lei Municipal 4.042/2022, de dois de fevereiro de 2022, foi aprovada na Câmara de Vereadores com aplausos. Com isso, a denuncia de irregularidade provavelmente será enterrada, tanto na Prefeitura, quanto no Ministério Público.
Burros N’água II
Outra denúncia fakenews que corre nos corredores da Câmara de Vereadores é a nomeação do Diretor de Esportes vinculado à Fundação Afif Jorge Simões Filho. Em email anônimo, algum denunciante diz que o salário do diretor está sendo pago, embora não exista esse cargo na Lei Municipal nº 3.017/2019, que estruturou o funcionamento da entidade durante a gestão de Léo Girardello. O que o denunciante anônimo não viu, ou não quis ver, é que o cargo de Diretor de Esportes foi criado na reestruturação da Fundação, em 2022, a partir da Lei Complementar nº 13/2022, sancionada dia 22 de abril de 2022. Outro assunto que vai morrer na praia, como o que fala dos pagamentos de reajuste dos servidores da Câmara de Vereadores.
Factoide
A onda de denúncias anônimas, que focam o presidente da Câmara de Vereadores Matheus Leão, o vice-prefeito Fernando Vasconcellos e o prefeito João Luiz Vargas, todos do PDT, é um ataque político ao partido. Até agora, tudo só gera trabalho para responder. Embora os denunciantes sejam anônimos, há quem não esconda comemorar com esse tipo de factoide político, há menos de um ano para a eleição de 2024.
Mexe Mexe
O prefeito João Luiz Vargas vai fazer a mais significativa alteração de funções e cargos desde que voltou a chefiar o Poder Executivo em 2021. As mudanças têm natureza técnica e política, já que em breve possíveis candidatos terão que sair dos cargos para concorrer, e a expectativa do prefeito é que o serviço deva ter continuidade. Relatórios de indicadores do Estado e do Governo Federal, apontando as políticas públicas com maior fragilidade e melhor desempenho também estão servindo como método para o deslocamento de alguns servidores e chefes de um lado para o outro da Administração.
Cemitério
No feriadão de Dia de Finados, a comunidade volta a olhar o Cemitério Municipal. Falta de acessibilidade, problemas de drenagem e a má conservação de alguns túmulos cujos familiares não estão nem aí, são as maiores reclamações. O vereador Renato Rosso, do PP, está sempre atento a este assunto. Inclusive, merece os parabéns por isso, porque temas como este não são daqueles que “dão voto”. O político há anos tenta viabilizar, via emenda parlamentar, recursos para qualificação das ruas internas do cemitério e sua conservação. Embora a Prefeitura Municipal tenha criado uma estrutura para atender os cemitérios, a demanda de manutenção é bem maior do que a equipe pode atender. Resolver esse problema é uma tarefa importante, ainda não totalmente cumprida pelo Poder Público.
Lei Paulo Gustavo em São Sepé
A Fundação Afif Jorge Simões Filho vai selecionar e distribuir mais de R$ 230 mil para financiar projetos culturais. Os recursos são oriundos da Lei Complementar n°195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo. Serão contemplados 30 projetos, desde animação, vídeo, cinema, qualificação de artistas, artesanato, artes plásticas e visuais, corais, dança, etnias e folclore, leitura, escrita e oralidade, música, teatro, tradicionalismo gaúcho. A qualificação de equipamentos de sala de cinema do Centro Cultural também está na pauta dos investimentos. A equipe da Fundação Afif, coordenada pelo vice-prefeito Fernando Vasconcellos, está focada para garantir mais recursos extraorçamentários para o fomento da cultura local. Em 2024, mais coisa boa acontecerá.
3,195 Visualizações, 2 Hoje