Equilíbrio dos Poderes

Colunistas Geral

Uma coisa que não se pode tirar do presidente da Câmara de Vereadores Matheus Leão, do PDT, é a boa intenção em fazer do diálogo uma ferramenta para a política. Esta semana, ele e o prefeito João Luiz Vargas organizaram a agenda de providências e melhorias que foram pedidas pelos vereadores mirins. Valorizando os estudantes, o projeto Vereador Mirim tem sido exemplo para outros municípios da região. Com habilidade, Matheus também encaminhou diretamente ao prefeito algumas críticas e sugestões para que o trabalho do Poder Executivo ande melhor.

Sucesso Forever
A Feira do Livro de São Sepé, que está acontecendo nesta semana, consolidou-se como o maior evento do gênero da região. Isso em termos de capilaridade cultural. Envolve escolas, teatro, dança, declamação, mostras artísticas, cinema, além da literatura. Fernando Vasconcellos e a equipe da Fundação Afif Jorge Simões Filho colocaram como meta fazer do evento sepeense, já na sua 31° edição, o grande evento cultural da região. Estão no caminho certo.

Lá Antes
A primeira Feira do Livro de São Sepé foi organizada pelo então jovem prefeito João Luiz Vargas, com o dinâmico trabalho do diretor de cultura da época, hoje desembargador Afif Jorge Simões Neto. A diretora da biblioteca pública, Nádia Machado, mobilizou livreiros e escolas. Depois, o ex-prefeito Paulo Joel Leão deu um up na feira, transformando-a em regional. Lá antes, passo a passo, o evento cria corpo para ser referência no Estado.

Mudança Técnica
A Prefeitura anunciou a mudança no primeiro escalão. O Escritório da Cidadania será dirigido pela psicóloga Thais Chaves, que contará com a parceria da Gerente Executiva Claret Neves, que sai da Secretaria da Saúde, onde desempenhava um excelente papel. Experiente, Claret vai somar muito na área de assistência social, já que tem formação técnica para isso.

Mudança Política
Embora a formação técnica tenha pesado na escolha dos novos dirigentes nomeados esta semana, o arranjo também foi político. Isso porque Thais Chaves, diretora do Escritório da Cidadania, é vinculada ao Partido dos Trabalhadores. Em 2024, o Governo Federal, chefiado pelo PT, anunciou grandes investimentos na área da assistência social, e João Luiz Vargas resolveu colocar na direção da pasta um quadro técnico, com articulação política para viabilizar mais recursos para cidade.

Juventude
João Luiz sinaliza mais um espaço para a juventude, com a nomeação da psicóloga Thais Chaves no primeiro escalão. A jovem, com excelente formação acadêmica, tem menos de 30 anos.

Dia D
Na terça-feira, dia 14, o prefeito João Luiz Vargas vai anunciar grandes mudanças nos altos escalões da Prefeitura. É um mexe-mexe visando 2024, já que tem metas do Programa de Governo que precisam ser entregues até o final do mandato.

Olho Nacional
São Sepé está sendo observado por uma das maiores empresas do setor de geração de energia sustentável do Brasil. O grupo Engevix visitou a usina Termelétrica buscando informações para ampliar investimentos na área de energia renovável na região. Assim como a nova usina de que está em obras em Uruguaiana, o modelo de São Sepé é referência nacional e tende a ser replicado na região central novamente.

Olho Estadual
Depois da pauta ambiental, São Sepé quer virar exemplo de inovação para municípios pequenos. Para isso, o diretor de Cultura Lucas Cirolini e o diretor do Escritório de Desenvolvimento Onéssimo Curto estão programando o Centro Summit, evento inovador da região centro do estado que reunirá cerca de 30 palestrantes com o objetivo de impulsionar empreendedores da cidade e do campo. O encontro acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro, das 8h30 as 17h30, na Fundação Afif. Parceria é do SEBRAE, Sicredi, Cotrisel, Sindicato Rural e Prefeitura.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *