Dezembro Laranja

Colunistas Geral

O sol é uma fonte de energia natural que nos fornece a complementação das vitaminas D e A, que são consideradas tão importantes para o ser humano, principalmente para o fortalecimento dos ossos. Dizem os especialistas, que o sol exerce uma forte influência até no humor das pessoas. Por outro lado, a exposição exagerada ao sol nos meses de maior intensidade, poderá levar a pessoa ao surgimento de câncer de pele, que é uma doença caracterizada, segundo a Organização Mundial da Saúde, expansiva pelo crescimento anormal das células da pele.

Por esse motivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia escolheu o mês de Dezembro, marcado pelo início do verão no hemisfério Sul, para instituir a campanha “Dezembro Laranja”, buscando a prevenção e a detecção precoce do câncer de pele e demais órgãos do ser humano. A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta para a grave situação de aumento do câncer de pele nestes meses de maior incidência dos raios solares. É necessário que a população tome cuidado, em especial com as crianças que têm a pele mais sensível. É preciso usar um bom filtro solar e ter cuidados com os horários de exposição ao sol.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, as estimativas de incidência de câncer de pele não melanoma em 2020 foi de 76.930 casos, sendo destes, mais de 83.770 em homens e 93.160 em mulheres. Segundo a pesquisa, o tipo de câncer não melanoma é provocado pelo crescimento descontrolado das células da pele. Nesse tipo de câncer é representado por diversos tipos de tumores, que precisam ser detectados e tratados de maneira precoce evitando o agravamento da situação.

O câncer melanoma tem origem nas células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele. Ele é mais frequente em adultos brancos e poderá aparecer em qualquer parte do corpo em forma de manchas, pintas ou sinais. Nos indivíduos de pele negra, ele é mais comum em algumas partes de peles claras, como palma das mãos ou plantas dos pés. Esse é considerado o tipo de câncer mais agressivo e tem mais chances de se espalhar por todo o corpo.

Então, aí está o alerta da Sociedade Brasileira de Dermatologia, do Instituto Nacional do Câncer e da Organização Mundial da Saúde. “Cuidados com a exposição exagerada ao sol”.

Os órgãos de Trânsito, como sempre, estão apoiando mais esta campanha de prevenção ao câncer de pele neste “Dezembro Laranja”, a Sociedade precisa apoiar também.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *