PREFEITURA DE SÃO SEPÉ CONHECE PROJETOS DA EDUCAÇÃO DE ELDORADO DO SUL

Ass. Imp. Pref. Destaque Geral São Sepé

A Prefeitura de Eldorado do Sul foi certificada em 6 de dezembro como “Cidade Educadora”, pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE/RS). Essa foi a pauta do encontro, na quinta-feira, dia 21, entre o prefeito de São Sepé, João Luiz Vargas, e o Secretário da Educação de Eldorado do Sul, Gelson Antunes.
O projeto piloto do Programa Educa+RS, do TCE, monitorou 15 prefeituras no Estado, entre elas Eldorado do Sul. Recentes indicadores educacionais demonstram que a rede pública de educação gaúcha passou por um retrocesso no nível de aprendizado dos alunos no período pós-pandemia.
A partir de dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), estudos indicam uma perda equivalente ao retorno à proficiência brasileira na avaliação de quatro anos atrás (entre 2015 e 2017) em língua portuguesa e de três anos em matemática (2017) no Ensino Fundamental Anos Finais, considerando o pior dos cenários. Como agravante, sabe-se que os grupos populacionais mais prejudicados foram os alunos de famílias com condições socioeconômicas mais precárias, o que sinaliza aumento da desigualdade educacional.
Portanto, o Educa + RS busca aperfeiçoar a gestão educacional dos municípios gaúchos para melhoria dos indicadores de aprendizado e de permanência dos alunos das redes municipais e estadual de Ensino Fundamental.
Durante seis meses, o TCE oferece mentoria de gestão educacional com especialistas em educação de renome nacional, com apoio e supervisão dos auditores do Centro de Orientação e Fiscalização de Políticas Públicas do TCE-RS.
João Luiz agendou uma reunião para janeiro, entre a secretária de São Sepé, Márcia Aires, e a equipe da Prefeitura de Eldorado do Sul e do Tribunal de Contas.
“Conheço os programas de São Sepé, e vejo que estão no caminho certo. Na segunda fase do Educa+RS acredito que mais municípios serão contemplados. Aqui em Eldorado a gente conseguiu reformar escolas, qualificar professores, melhorar a logística da merenda escolar, e gradativamente estamos melhorando os indicadores da Educação. Fazemos economia, mas investimos muito mais no aluno, que deve ser o foco das administrações públicas”, disse Gelson.
Para João Luiz, o projeto de educação de uma Prefeitura é sempre de médio e longo prazo. “Aqui em Eldorado o prefeito Ernani e o secretário Gelson fizeram as mudanças há anos atrás, e aos poucos foram melhorando. Plantaram a semente do investimento no lugar certo anos atrás, e agora colhem bons frutos. Esse é nosso objetivo”, revelou.
Em janeiro, acontecerá uma visita da equipe técnica de Eldorado do Sul em São Sepé para conhecer a rede escolar e trocar experiências.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *