Correndo

Colunistas Geral

O prefeito João Luiz Vargas correu atrás da máquina para deixar tudo pronto no Mãe Gaúcha, programa da Secretaria de Desenvolvimento Social. O secretário Beto Fantinel, amigo de São Sepé, também estava preocupado porque o município esperou a última semana do edital para cadastrar.

No Vestiário
Um político amante do futebol, histórico do PDT, está pendurando as chuteiras. Vereador de Porto Alegre, o trabalhista João Bosco Vaz, histórico do partido, decidiu se afastar da vida pública. O político tinha 35 anos mandatos consecutivos, sete no total, sendo uma das referências do PDT. Vaz, que é jornalista, disse que não se conforma com a atual polarização da vida pública, mas avisou que não se afastará da política, atuando nos bastidores. Sinalizou que poderá até mudar de partido, saindo do PDT.

Companheiro
A Mesa Diretora da Assembleia do RS aprovou, por unanimidade, a concessão da Medalha do Mérito Farroupilha para o conhecido João Pedro Stédile, presidente perpétuo do MST. O Poder Legislativo Estadual é presidido por Adolfo Brito, do PP, mas a decisão foi colegiada. O autor da proposta é o deputado Adão Pretto, PT, eleito com os votos do MST.

Fora da Pauta
A Prefeitura mandou para a Câmara de Vereadores sete projetos para serem votados em regime de urgência, em uma sessão que chamam de extraordinária. Em férias, os vereadores reuniram-se para deliberar os assuntos da sessão. Na hora H, a pedido dos edis, três projetos foram retirados de pauta. Na manifestação do vereador Humberto Stodutto, do PSDB, o Governo Municipal tem que melhorar a articulação com o Poder Legislativo, já que não tem lógica chamar às pressas para votar projetos importantes, e não levá-los à plenário.

Só pensando naquilo
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vereador Rodrigo Ferreira, do PSB, vai demorar o que puder para despachar qualquer projeto proposto pelo Poder Executivo na comissão. É o que parece. De apoiador apaixonado da Administração, Rodrigo apresenta-se agora como contraponto ao Governo de João Luiz Vargas e Fernando Vasconcellos, pensando nas eleições majoritárias. Sem dúvidas, o PSB terá candidato a prefeito no pleito. A dúvida do partido é lançar Rodrigo, potencial puxador de votos para vereador, e perder espaço na Câmara, ou surgir com algum nome novo, sem grandes chances de vitória. Bem verdade, uma candidatura do PSB a prefeito serviria como apoio à chapa proporcional dos vereadores.

Cursinho
O PDT vai propor um cursinho para pré-candidatos a vereador e pretensos ocupantes de cargos públicos, pensando em qualificar o quadro político do partido. A iniciativa é da Fundação Leonel Brizola e será pré-requisito para candidatar-se pela sigla.

Lei da Lista
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira passada projeto de lei que determina a publicação na internet da lista de pacientes que aguardam por cirurgias e exames nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Os deputados federais mudaram a proposta, que, desta forma, terá de retornar para votação no Senado. Os governos e responsáveis pelas unidades de saúde deverão atualizar as listas quinzenalmente, que somente poderão ser alteradas com base em critério médico. Em São Sepé, a Câmara de Vereadores já fez proposição semelhante, indicando que a Secretaria Municipal da Saúde deve noticiar qual o tamanho da fila de pacientes e quanto tempo, em média, vai levar para o atendimento.

Chapa Cheia
O ex-vice prefeito Keio Santos, presidente do Solidariedade, está com a chapa de candidatos a vereador do seu partido cheia. Serão 12 nomes e a expectativa é eleger dois vereadores. Kéio, bom de voto como sempre, deve ser um desses dois.

 1,087 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *