GoverNANDO

Colunistas Geral

O vice-prefeito Fernando Vasconcellos chegou governando, nas férias do prefeito João Luiz Vargas. A meta é limpar a cidade, iluminá-la, e deixa-la lindinha para o aniversário da emancipação, em abril. O desafio é tremendo, porque a Prefeitura não está conseguindo consertar máquinas estragadas, por falta de peças. Tem patrola e retroescavadeira esperando material que vem da china. Do jeitão “pra-frentex”, Fernando é um trator trabalhando: chaga na Prefeitura cedinho, e só termina o dia depois de responder todos os processos eletrônicos, e as mensagens de eleitores pelas redes sociais.

Ligou pra China
O vereador Eto Vargas, do PP, na sessão da Câmara de Vereadores, disse que a informação de que demoram as manutenções de equipamentos chineses por falta de peças não é verdadeira. Segundo o edil, em ligação para empresas de Porto Alegre, avisaram que no máximo em uma semana as peças chinesas chegam em São Sepé.

Amigo Particular
A fábrica de pães PanFrance está na lista de elogios do vereador Eto Vargas, do PP. Conforme o vereador, o investimento que a Prefeitura fez de R$ 300 mil para por de pé o empreendimento resultou na geração de quase cem empregos.

Imposto Sindical
Embora seja uma das bandeiras de alguns integrantes do Governo Federal, a volta do “imposto sindical”, que financiava sindicatos de trabalhadores Brasil a fora, tem resistência no Congresso para ser aprovada. Com a aprovação, restaura-se a fonte de dinheiro que secou com a reforma trabalhista de 2017. O projeto está na pauta da Câmara Federal.

Pânico
Confrontos recentes de partidos políticos, como no União Brasil, PDT e PSDB, têm um fio condutor, que provoca guerras e rupturas irreparáveis nos partidos: a cláusula de barreira. Sem contar a disputa pelo controle dos fundões partidário e eleitoral, a exigência de desempenho a partir de 2026 ficará ainda mais rigorosa: partido sobreviverá se conseguir eleger ao menos 13 deputados federais ou somar 2,5% dos votos válidos, segundo a emenda nº 97, de 2017. Diversos partidos correm risco de extinção se não passarem por fusões ou coligações permanentes. Nacionalmente, indica-se uma fusão entre PDT, PSB e PSDB, que já está “federado” com o Cidadania. Já o União Brasil tende a somar-se aos diminutos Avante e Agir.

Motoristas
Na tribuna livre da Câmara de Vereadores da sessão passada, o motorista Claiton Bortoluzzi ocupou o espaço para falar sobre a regulamentação do cargo de condutor no município de São Sepé. A demanda é conceder benefícios a alguns tipos de motoristas, como o de Ambulância, que envolve risco de velocidade e insalubridade.

Discussão
Um projeto de lei está em discussão na Câmara de Vereadores: o Plano de Carreira dos Servidores. A iniciativa era promessa do prefeito João Luiz Vargas e do vice-prefeito Fernando Vasconcellos, que atenderam a um pedido histórico do Sindicato dos Municipários. Aliás, o SIMUSS tem garantido conquistas no Governo Municipal, principalmente nas pautas que eram consideradas impossíveis: Plano de Carreira e Vale Alimentação.

Ponte
Depois de bastante estresse com equipamentos quebrados, a Secretaria da Infraestrutura conseguiu regularizar seu parque de máquinas. Com isso, o conserto das estradas e das pontes foi retomado. Conforme o secretário Pedro Renato Silveira, as pontes do Passo da Amália, na Guardinha, do Passo da Juliana e da Mata Grande devem ser concluídas até o final de março.

 1,145 Visualizações,  7 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *