Ajustes no descarte de resíduos urbanos

Ass. Imp. Pref. Destaque Geral São Sepé

Considerando as adversidades ocasionadas pelas intensas chuvas, aliadas ao bloqueio parcial de rodovias, em consonância com o Decreto Municipal de Calamidade Pública e a Portaria nº 1.377, de (05/05), que declara a situação emergencial no município, a prefeitura informa que houve a necessidade de ajustes na operação de descarte de resíduos sólidos urbanos. Visando garantir a continuidade dos serviços de coleta de lixo, os municípios receberam autorização para temporariamente armazenar esses resíduos em locais designados, seguindo critérios técnicos específicos.

Tais critérios incluem a inexistência de corpos d’água nas proximidades, acessibilidade adequada para futura remoção, estabilidade da massa de resíduos e das estruturas da área de armazenamento. Para a seleção criteriosa dos locais temporários de descarte, foram priorizadas áreas seguras contra possíveis inundações e terrenos com sistemas de drenagem eficazes que impeçam o carreamento dos resíduos para regiões vizinhas ou cursos d’água. Assim, em conjunto com a empresa Kowal Engenharia Ambiental, responsável pelos serviços, a prefeitura optou pela antiga estação de transbordo como área de armazenamento temporário dos resíduos.

A empresa está plenamente ciente da importância de seguir as recomendações técnicas estabelecidas na Instrução Normativa Sema Fepam N° 2/2023, emitida em setembro do ano anterior, durante as cheias no Vale do Taquari. No dia (10/05), iniciaram-se os trabalhos de limpeza na área de transbordo, com o posterior transporte adequado dos resíduos para a área de disposição final em Santa Maria. Devido às condições climáticas e de acesso, somente duas cargas de resíduos sólidos foram removidas até o momento, o que possibilitou a desobstrução parcial da via de acesso à antiga área de transbordo. Apesar das interrupções devido às chuvas, foi possível estabilizar parcialmente a situação.

Com a previsão de redução das precipitações, espera-se que ao longo da próxima semana a situação seja completamente resolvida, com a remoção dos resíduos ainda temporariamente dispostos na área e a realização de avaliações ambientais para verificar os danos causados neste período.

 297 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *