O município de São Sepé terá um novo loteamento popular, com recursos do Governo do Estado. Divulgada pela Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária, a lista com os projetos habilitados na Fase 3 do Programa A Casa é Sua apresenta São Sepé na 46º posição, com recursos para construção de 10 moradias. O protocolo do projeto foi feito em 2023, mas a aprovação técnica se deu dia 31 de janeiro deste ano.
Do total de 78 municípios habilitados, 15 já receberam recursos para construção das casas. Conforme o secretário estadual Carlos Gomes, a expectativa é que a liberação dos recursos para construção das moradias em São Sepé ocorra até o final do ano. “O período de chuvas acabou atrasando o planejamento da execução dos programas em todas as áreas, mas o interresse do governador Eduardo Leite é retomar os pagamentos nos próximos meses”, disse.
A Prefeitura de São Sepé propõe a construção das moradias em terrenos do município no Bairro Pontes, próximo à capela Santa Júlia. “A urbanização deve integrar as novas casas onde já existe infraestrutura, pois isso dá mais dignidade ao beneficiário”, disse João Luiz,
O programa A Casa É Sua do Governo do Estado, mediante convênio entre Estado e municípios, tem o objetivo de promover a Política Habitacional de interesse social através da construção de unidades habitacionais para a população da área urbana inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Os municípios participam com a complementação do valor das unidades habitacionais, por eles propostos, com no mínimo 30% do valor do Estado. Além da disposição de lotes, providos de infraestrutura básica ou com eventuais serviços complementares a serem executados pelo município durante a execução da construção das casas.
Na oportunidade, João Luiz visitou Paulinho Salerno, ex-prefeito de Restinga Seca e recém empossado secretário executivo do Plano Rio Grande, programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul criado para cuidar de ações para a reconstrução do estado após as enchentes. Uma agenda na próxima semana, entre o Executivo Municipal e o secretário Salerno,
325 Visualizações, 1 Hoje