Rival

Colunistas Geral

Nas eleições de 2024, o PP e o Novo serão rivais. Buscarão os mesmos votos, ditos de “direita”, pelo pessoal que estuda a política local. Com propostas mais modernas, afastando-se do conservadorismo que caracteriza o PP, o partido Novo aposta em uma linha mais liberal, focando suas ideias sobre orçamento público e economia.
Sem Avanço – Uma carta de interesse de coligação PP com Novo, proposta pelo Novo, indicava como pré-candidato a prefeito o empresário Filipe Ilha, em caso de composição como vice, a do empresário Gabriel Schneider. Na proposta, não havia exigência na indicação de cargos, apenas uma plataforma de governo que devesse ser seguida à rica pelo governo, em caso de eleição. A solicitação de coligação com o Novo até hoje sequer foi respondida pelo PP.
30% – Na aliança entre PP e PSB, uma fonte secretíssima revelou que na proposta de aproximação foram ajustadas divisões de cargos, em caso de vitória. Além de participar da chapa majoritária, o PSB pediu que 30% dos cargos e secretarias sejam indicados entre os membros do partido. O PP, partido mais estruturado, ficará com 70% da fatia.
TBT – Num distante julho de 2019, cinco anos atrás, o PSB rompia a aliança com o PP, durante o Governo Léo Girardello. O partido tinha um vereador na Câmara de Vereadores, Paulinho Nunes, e chefiava uma secretaria no governo. À época, Paulinho, que também era presidente do PSB, informou na imprensa que o partido passava por uma reestruturação e naquele momento optava por atuar com maior independência, desvinculando-se da gestão do PP. A ideia era reafirmar a identidade do Partido Socialista Brasileiro no município. Cinco anos depois, os socialistas voltam para o ninho conservador do PP.
Não dura – Pela lógica, a parceria entre PP e PSB não deve durar muito, ganhando ou perdendo a eleição. Isso porque não ficou bem claro, para o grupo de militantes dos dois partidos, quais os critérios que unem as pré-candidaturas de Marcelo Ellwanger a prefeito e Rodrigo Ferreira como vice. O interesse, nesse momento pré-eleitoral, é a união entre as oposições, para derrotar a chapa que está à frente da Administração Municipal.
Tim Tim por Tim Tim – O Ministério Público informou, em reunião com os partidos políticos, que estará atento a todas as movimentações durante a eleição. Não ficará nenhum ponto do município sem fiscalização, e tudo será esclarecido no mais curto tempo. Com habilidade técnica já reconhecida, o Ministério Público local tem sido uma grande instituição para dar lisura aos processos eleitorais, combatendo a compra e venda de votos, e as condutas vedadas pela legislação.
Novo Partido – Nasceu esta semana um novo partido em São Sepé: a Federação PSDB-Cidadania. Na verdade, a agremiação é a soma dos dois partidos integrantes, seguindo o que regra a legislação eleitoral. Com as pré-candidaturas dos partidos, que podem ser até 12 concorrentes, estima-se – pela análise dos experientes – eleger até dois vereadores. O presidente da Federação PSDB-Cidadania é o servidor público Lisandro Gonçalves, do PSDB.
Queda Livre – Em maio, a atividade econômica no Rio Grande do Sul foi 3,9% menor sobre o mesmo mês do ano anterior, divulgou nesta semana o Banco Central, que publicou o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR). Em relação a abril caiu 9%. O BC atribui a queda à tragédia das águas. Essa foi a maior queda para o Estado desde que o indicador começou a ser divulgado, em 2002. Isso está refletindo nos orçamentos das empresas, das famílias, e do Poder Público, que viram os gastos aumentarem, e as receitas diminuírem. Apesar disto, o desempenho de junho do Rio Grande do Sul, em relação ao mesmo mês do ano passado, a atividade ainda registra crescimento de 0,7%. No mesmo relatório foi apresentado que o PIB recuou 3,3% na comparação de maio com abril.

 901 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *