Com público esvaziado, e a transmissão pelo Facebook interrompida, a Câmara de Vereadores tem feito sessões sem grandes debates. De um lado, oposição fazendo críticas ao buracos e limpeza da cidade, do outro, os vereadores que são base do governo defendendo o que está sendo feito. Em tempos de política, a crítica soa como politiqueira, e a defesa intransigente também. Na pauta de projetos, apenas coisas não polêmicas. Em ano eleitoral, o melhor é não entrar em bola dividida.
FÔLEGO – Depois de alguns meses no vermelho, a arrecadação do Governo Federal com impostos e outras receitas teve recorde para o mês de julho, alcançando R$ 231,04 bilhões, segundo dados divulgados ontem pela Receita Federal. O resultado representa aumento real de quase 10%, em comparação com julho de 2023. Também é o melhor desempenho arrecadatório para o acumulado de janeiro a julho. No período, a arrecadação alcançou o valor de R$ 1,53 trilhão, representando um acréscimo pelo IPCA de 9,15%. Isso é bom para o Rio Grande do Sul, que precisará, e muito, do apoio da União para a retomada da economia.
NA RUA – As campanhas de Marcelo Ellwanger e João Luiz Vargas estão nas ruas. A chuva dessa semana deixou o clima mais discreto, mas já dá para observar bandeiras, santinhos e equipes com candidatos colorindo a cidade. O popular verde do PP foi substituído por um azul piscina. Já o PDT, que sempre usou vermelho e azul, mudou as tonalidades das suas propagandas. Ambos os candidatos apostam bastante na internet, onde atingem mais eleitores, aos moldes do que aconteceu em 2020, quando o mundo vivia sob pandemia.
DEBATE – O comunicador Luis Garcia está inclinado em fazer um debate com os candidatos a prefeito. O radialista Tiago Siqueira também. Um passarinho contou para o degas aqui que a proposta, ainda em elaboração, é de fazer o evento reunindo os tradicionais veículos da internet Jornal do Garcia e O Sepeense. Seria o primeiro debate em pool de São Sepé.
PROGRAMA ELEITORAL – Os programas de rádio dos candidatos começam na semana que vem. Até a véspera da eleição, os políticos vão apresentar propostas tentando seduzir o eleitor. Serão programas de dez minutos, duas vezes ao dia, além das tradicionais inserções durante a programação das rádios Cotrisel FM e comunitária Pulquéria FM.
STF RECUOU – Tanto barulho por nada: sob ameaça de propostas que limitam decisões monocráticas e dão ao Congresso o poder de revisão de suas sentenças, tanto quanto interfere nas decisões dos outros Poderes, o Supremo Tribunal Federal recuou, abandonando o plano para Lula retomar o poder de liberar emendas parlamentares. Após um encontro das autoridades, uma nota oficializou o acordo pelo qual tudo continua como era: até emendas pix continuam, e impositivas. E ficam “para depois” medidas enquadrando o STF.
LANÇADO – A chapa de Marcelo Ellwanger e Rodrigo Ferreira foi lançada na sexta-feira passada, em um encontro do CTG Ronda Crioula. A coligação do PP com o PSB, que retomam parceria depois de um tempo, está aparentemente alinhada. E a expectativa de que os socialistas ficassem com a coordenação da campanha também se confirmou: são do PSB os principais estrategistas e operacionais da campanha.
EM OFF – O vereador Matheus Leão, do PSB, está em off na campanha eleitoral. Sempre saliente nos eventos políticos, Matheus nem na Câmara de Vereadores tem aparecido. Isso deu o que falar. Na visão de alguns vereadores, a ausência injustificada deveria ser punida, uma vez que a obrigação do parlamentar é, no mínimo, participar das sessões legislativas. O vereador Humberto Stodutto, do PSDB, que é um dos mais assíduos na Câmara de Vereadores, propôs revisar o Regimento Interno do Poder Legislativo, para que vereadores faltosos sejam repreendidos, caso não apresentem uma boa justificativa para a ausência.
1,894 Visualizações, 7 Hoje