Mobiliza I

Colunistas Geral

O partido Novo Estadual está usando e abusando da imagem do vereador eleito Filipe Ilha. Multicampeão de votos, um dos mais votados do Brasil – se considerarmos a votação percentual – Filipe propõe-se a organizar o partido na região. Ontem fez o “chope sem imposto”, um evento que reuniu jovens para discutir os caminhos e rumos da nova direita no País. Visto como uma figura relevante na região, o sepeense está um pé de uma candidatura a deputado estadual.

Mobiliza II
A revelação jovem da direita santamariense, Lara Prade, já é pré-candidata a deputada estadual. Após bom desempenho eleitoral na eleição deste ano, Lara esteve em São Sepé. Com uma forma diferente de fazer política, o Novo não se importa se um candidato sombreia o outro na disputa pelo eleitor. A aposta do partido é massificar, principalmente na internet, que o pensamento de direita deve sair das mãos conservadoras do PP, União Brasil e Partido Liberal, que tem uma linha mais tradicional, e migrar para protagonistas mais atualizados.

Desbocado I
Uma das estratégias do Partido Novo para arregimentar eleitores é o discurso agressivo na internet. As vezes, a tal liberdade de expressão dá com os burros n’água. Essa semana, por exemplo, a Polícia Federal indiciou o deputado federal Marcel Van Hattem, liderança nacional do Novo, por conta de um discurso proferido na tribuna da Câmara. A corporação apontou os supostos crimes de calúnia e difamação após o parlamentar usar o microfone para reclamar da atuação do delegado Fábio Alvarez Shor, que atua com o ministro Alexandre de Moraes, do STF em diferentes inquéritos que miram Bolsonaro, políticos e militantes da oposição.

Desbocado II
Em agosto deste ano, o deputado do Novo Marcel Van Hattem discursou: “Não tenho medo de falar e repito: eu quero que as pessoas saibam, sim, quem é este dito policial federal que fez vários relatórios absolutamente fraudulentos contra pessoas inocentes, inclusive contra Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro na Presidência”. Na mesma sessão, o parlamentar afirmou que o delegado tem “agido como bandido”. E finalizou: “Eu tenho imunidade parlamentar. Deveria até ter começado dizendo isso”.

Imunidade
Em um Brasil que se questiona o Poder Judiciário, os parlamentares (incluindo vereadores) usam a estratégia de jogar qualquer frase dita como parte da liberdade parlamentar. Alexandre de Moraes, que anda meio de dono do Brasil, não entende assim, e quer por freio em quem ofende os outros. Principalmente se os outros forem do próprio Poder Judiciário.

Deu Ruim
O Ministério Público Federal Eleitoral, através Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Sul, pediu o arquivamento da ação que o prefeito eleito Marcelo Ellwanger e o vice eleito Rodrigo Ferreira entraram contra a chapa de João Luiz Vargas e Fernando Vasconcellos. O objeto da ação foi a atividade que a Prefeitura prestou, em agosto de 2024, para o Automóvel Clube de São Sepé, que estava construindo sua nova pista de corrida. A prática das Prefeituras auxiliarem associações para qualificação de espaços públicos, conforme a defesa, ratificada pelo MPF, é comum em São Sepé. Inclusive, outros prefeitos, como Leo Girardello e Cleri Schroder, já emprestaram máquinas, doaram medalhas e auxiliaram o Automóvel Clube sepeense. A ação foi julgada improcedente na primeira instância, e a tendência – se é que existe tendência em decisão judicial – é que no segundo grau o resultado de absolvição seja mantido.

 160 Visualizações,  15 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *