O Prefeito João Luiz Vargas e a Procuradora Jurídica Marcela Pacheco Talleyrand Ferreira, estiveram na manhã desta quarta-feira, 30, no Banco Regional de Desenvolvimento em audiência com a Presidente Leany Lemos e com o diretor Otomar Vivian. O objetivo da reunião foi conhecer as linhas de fomento para municípios e empresas locais.
Conforme Vivian, a política do banco agora está voltada também para pequenos municípios. “Eu fui prefeito de cidade do interior, o governador Eduardo Leite também. É nas cidades que a vida acontece, por isso que o fomento ao desenvolvimento passa pelo fomento às políticas públicas dos municípios”, disse o diretor. No encontro, a presidente Leany reafirmou o que manifestou em sua posse, da necessidade que o BRDE tem de ampliar as parcerias com os municípios, que hoje respondem por apenas 2% da carteira. “São os prestadores finais de serviços públicos mais básicos, como saneamento e infraestrutura básica. Atendê-los não só na oferta de crédito, mas eventualmente em apoio a projetos, para que suas políticas públicas de desenvolvimento também possam ser executadas com sucesso”, frisou.
João Luiz apresentou a estratégia do município de ampliar os investimentos em energias renováveis, como usina fotovoltaica, eólica e pequena central hidroelétrica, além da possibilidade de investimento na modernização do sistema de iluminação pública das ruas e dos espaços urbanos. “Estamos conectados nos parâmetros que norteiam os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, a qual o Governo Federal é signatário. Queremos ser incentivadores da utilização do BRDE, banco que nasceu da cabeça do Leonel Brizola como governador e Jango como vice-presidente, para o fomento de políticas públicas que desenvolvam nossa região e protejam o meio ambiente”, concluiu João Luiz. Em meio às comemorações dos 60 anos de fundação do BRDE, João Luiz localizou as imagens de Leonel Brizola e João Goulart nas fotos da sala da presidência da instituição.
Informações: A. I. Prefeitura Municipal
221 Visualizações, 2 Hoje