Cotidiano – Murilo Vasconcelos

Colunistas

Como seria se pudéssemos organizar, planejar e executar tudo como desejamos? É fato que ao longo da vida nos deparamos com diversas situações inesperadas. Porém, muitas vezes não sabemos lidar com imprevistos. Muitas coisas acontecem de um dia para o outro e podemos não saber reagir com o que acontecerá amanhã. Enfrentar uma mudança exige um grande esforço pessoal e isso significa que nos deparamos com diversos sentimentos que podem ser limitantes, nos fazendo recuar e impedindo que tomemos algum tipo de atitude. Vivemos acostumados com nossas rotinas, preocupados com nossas obrigações. Porém, o que irá acontecer amanhã é desconhecido e parece que não nos preocupamos com isso.
Surpresa, você foi demitido, perdeu um ente querido ou sua viagem foi cancelada. Se você vivenciou situações como essas, sabe que o medo, ansiedade, frustração e tristeza são sentimentos que se manifestam com maior intensidade. É importante esclarecer aqui, que essas emoções são naturais e precisamos vivenciá-las para nos desenvolvermos. Porém, é necessário estarmos atentos a alguns detalhes.
Sempre que nos deparamos com mudanças, enfrentamos o medo do desconhecido e é aqui que precisamos ter cuidado. Nossa mente busca pelo conforto e o comodismo, por isso, muitas vezes, podemos acabar recuando, quando na verdade, deveríamos estar agindo. Por vivenciarmos diversos sentimentos quando encontramos situações diferentes, nossas mentes podem utilizar dessas emoções como desculpa, uma fuga para nos mantermos estagnados. Quem nunca deixou de realizar algo por medo de falhar?
Precisamos compreender que esses sentimentos limitantes estarão presentes durante toda a vida. A forma como os conduziremos sim, pode ser mudada. Por isso, é importante que tenhamos conhecimento das situações e que sentimentos estão sendo despertados. Realizar reflexões intrapessoais aprimoram o autoconhecimento, e assim, auxiliam em como iremos conduzir o que virá pela frente. Por isso, busque identificar seus sentimentos limitantes e não deixe que os impeçam de enfrentar as situações que estão por vir.

 208 Visualizações,  2 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *