Após um chamamento do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Paulo Nunes, a coordenadoria do Programa VIGIAGUA esteve na Casa durante a manhã de sexta-feira (07), para apresentar informações a respeito do Programa. Este é um programa de vigilância e monitoramento da qualidade da água utilizada para consumo humano e de responsabilidade da Vigilância Ambiental do Município de São Sepé, juntamente com a Secretaria de Saúde.
Estiveram presentes o coordenador do Programa VIGIAGUA da 4ª CRS – Santa Maria, Dirceu Castiglioni e a coordenadora municipal Claudia Santos, que falou aos vereadores sobre o Programa. Também o mestre em Química, senhor Milton Seiffert explanou sobre os agrotóxicos encontrados em águas brutas.
Durante a apresentação foi disponibilizado pela Coordenadora Ambiental, relatórios, laudos e análises realizados pelo Programa para apreciação dos vereadores e seus assessores. Os vereadores fizeram vários questionamentos sobre a qualidade da água ofertada pela concessionária no município. Segundo os coordenadores do programa, os parâmetros analisados pelo VIGIAGUA, as amostras coletadas estão em conformidade com a portaria de consolidação n 05/2017 do Ministério da Saúde.
Para a coordenadora Claudia Santos, a reunião foi muito produtiva, visto que o tema água e agrotóxicos são preocupantes. “É um estimulo para nós saber que os vereadores estão preocupados como nós, com a qualidade da água em São Sepé. Estamos trabalhando sempre para a população não ser prejudicada”, conta Claudia Santos. Ainda segundo ela, o programa não é contra o uso dos agrotóxicos, mas o uso correto. “Não somos contra o uso dos agrotóxicos, precisamos pensar em prevenir nossa população, e também precisamos trabalhar pelo uso de EPIs corretos”, ressalta.
Ao final da reunião, os coordenadores e vereadores debateram sobre o assunto e foi sugerido a realização de um Seminário para falar sobre a água e o uso do agrotóxico. A equipe da Vigilância Ambiental se colocou a disposição para parcerias e para qualquer tipo de esclarecimentos que competem ao setor. “Precisamos unir forças entre os órgãos, para uma redução no índice de intoxicação por produtos tóxicos. Prevenir ainda é a melhor atitude”, finalizou Claudia Santos.
Estiveram presentes os vereadores Lauro Ouriques, Maria Silveira, Elcio Teixeira e o presidente da Casa, Paulo Nunes.
176 Visualizações, 1 Hoje