Uma comitiva de doze prefeitos da região central visitou um projeto desenvolvido em parceria por municípios de Santa Catarina. A viagem até a cidade de Pinhalzinho aconteceu nesta semana e teve como objetivo o planejamento para a viabilidade de uma usina para produção de asfalto. Além dos prefeitos, dois engenheiros e um procurador da região acompanharam a audiência.
A demanda enfrentada pelas cidades é quase a mesma: defasagem do solo e falta de recursos financeiros e humanos para recuperação e manutenção de vias. Na cidade catarinense, a mesma necessidade levou 15 municípios a realizarem um consórcio capaz de custear o projeto que pode chegar aos R$ 5 milhões se levados em consideração a estrutura e maquinário para realização dos serviços.
O prefeito de São Sepé, Léo Girardello, foi um dos interlocutores para a viagem. Ele ressaltou que além a análise do funcionamento a visita também serviu para analisar a viabilização. “Podemos acessar recursos oriundos de ministérios, emendas ou próprios. Não é um processo simples, mas acredito que estamos dando um dos primeiros passos para tentar resolver uma questão que é comum de todas as cidades”, esclareceu.
Além da produção do asfalto, há uma alternativa também para estradas de terra, com o uso de materiais que evitam a formação de poeira excessiva. O grupo da região é vinculado a AM Centro e ao CIRC (Consórcio Intermunicipal da Região Centro).
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal
174 Visualizações, 1 Hoje